Estudantes apoiados pelo FazAtleta competem nos Jogos Escolares da Juventude

Oito atletas de judô, apoiados pelo Programa de Esporte Amador Olímpico e Paralímpico (FazAtleta), estão competindo na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) 2019. Sete deles lutaram entre sábado (16) e terça-feira (19). Nesta quarta (20), competem, representando a Bahia, Ana França, Laiza Fiquereido, Alessandra Santos, Sabrina Souza e os judocas masculinos André Carvalho, João Santos, Dario Guimarães e Cleyton Santana.

Única beneficiada feminina que compete nesta quarta (20), Sabrina lutou recentemente na final do Combat Games, seletiva pro Gymnasiade, um campeonato mundial de desporto mundial escolar. Dos oito beneficiados que participam do JEJ 2019, seis são do interior de Jequié e Cruz das Almas, além de dois da capital.

Além dos atletas, o programa de incentivo do Governo do Estado também apoia o técnico Diego Santos, judoca de Jequié, na região sudoeste da Bahia, que treina alunos do projeto ‘Judô ação’ e que levou a Blumenau seis atletas.

Atleta da seleção brasileira principal de judô, Diego treina firme em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, quando não está dando aulas. Para o judoca, o apoio do FazAtleta é de grande importância. “Esse benefício me possibilita participar de competições por adesões como Grand Slam, Copa do Mundo e Grand Prix. Tudo isso me ajuda a chegar ao meu objetivo de competir na Olimpíada”, afirma.

Os demais atletas beneficiados são: Matias Araújo; Bruno Almeida; Enzo Silva; Sabrina Souza; Maria Eduarda; Amanda Nogueira; Filipe Goes e João Vítor. Desses, somente Sabrina compete nesta quarta (20). Os outros participaram entre sábado (16) e terça (19).

Irmãos

Também beneficiado pelo FazAtleta, Miguel Leite Barretos, 14 anos, que competiu pelo judô na última segunda-feira(18), na categoria -64, contou com uma companhia bem familiar nos jogos: o irmão Matheus Barretos,16 anos, que competiu na manhã de terça (19), na categoria -66.

Recentemente, Miguel disputou, no Chile, o Campeonato Sul-Americano. Ele pratica judô desde os três anos, treinando junto com o irmão na Associação de Artes Marciais de Cruz das Almas (Assamaca), cidade natal de ambos. Quando perguntado sobre a experiência da estreia dele e do irmão nos Jogos Escolares, ele revela ser um sonho antigo de ambos.

O baiano, que teve uma lesão durante a repescagem da competição, impossibilitando-o de prosseguir a luta, se diz ser muito grato ao incentivo do Governo do Estado, que já o apoia há dois anos. “Me ajuda em vários sentidos, a bancar minhas competições, hospedagem e viagens. É um grande incentivo ao esporte e aos atletas.”

Outro destaque que compete nesta quarta (20), mas sem o auxílio, é André, atleta da categoria de base da seleção brasileira sub 21 que irá lutar o Meeting, competição que qualifica para o mundial da categoria dele (até 73kg). Recentemente, ele também participou do torneio Bremen, na Alemanha.

Jogos Escolares

Maior evento estudantil esportivo do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude são realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A delegação da Bahia, composta por 174 pessoas, viajou para Blumenau com passagens cedidas pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), com o apoio da Secretaria da Educação e da Federação Baiana de Esporte Escolar (Fbee).

Ultimas Noticias

Chuvas em Minas Gerais já fizeram 14 mortos

Os fortes temporais que atingem o estado de Minas Gerais já fizeram 14 mortes, segundo a Defesa Civil do estado. Dezesseis pessoas estão desaparecidas...

Polícia derruba QG do tráfico em Araçás e um é morto

Procurado por diversos delitos, um criminoso foi localizado por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Nordeste, em uma casa que utilizava como...

Reynaldo Gianecchini de sunga rosa na canoa e na piscina; confira

De férias em São Miguel dos Milagres, no estado de Alagoas, o ator Reynaldo Gianecchini arrancou elogios dos internautas nesta sexta-feira (24/01). Ele postou...

Justiça Federal determina suspensão dos resultados do SISU

A Justiça Federal de São Paulo determinou a suspensão da divulgação dos resultados do Sistema Integrado de Seleção Unificada (SISU) até que o governo...