Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Fenômeno meteorológico intensificou volume de chuvas em Salvador

Devido ao fenômeno meteorológico conhecido por cavado, a frente fria que se encontra sobre Salvador se intensificou provocando o aumento da intensidade das chuvas. Em apenas três horas na manhã de terça-feira (26/11) foi registrado um acumulado de 169 mm, quando a média histórica de chuva esperada para todo o mês de novembro era de 106,5mm. Em bairros como a Liberdade e São Caetano, o índice pluviométrico chegou a 258 mm em três horas. Não houve registro de vítimas.

Em 24 horas, a precipitação atingiu a 172,1 mm, o que levou a Defesa Civil de Salvador a mudar o nivel de observação para alerta máximo, na manhã desta terça-feira (26), devida notificação do Cemaden para risco muito alto para deslizamento de terra e continuidade de chuva forte nas próximas horas.
As áreas de forte instabilidade se formaram por causa do deslocamento de um “cavado”, nome técnico que se dá a uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica.

SIRENES

Em cumprimento ao que determina o Plano de Proteção e Defesa Civil (PPDC), a Codesal acionou 10 das 11 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em áreas de risco nas localidades de Baixa de Santa Rita – São marcos, Calabetão – Calabetão, Bom Juá – Fazenda Grande do Retiro, Vila Picasso – Capelinha, Voluntários da Pátria – Santa Luzia, Baixa do Cacau – São Caetano, Moscou – Vila Canária, Mamede I – Alto da Terezinha, Mamede II – Alto da Terezinha e Bosque Real – Sete de Abril, indicando aos moradores a deixarem suas casas e se dirigirem ao local de acolhimento, em uma escola municipal nas redondezas. Foram encaminhadas ao acolhimento 275 pessoas, sendo que 183 adultos e 92 crianças, sendo acompanhadas e cadastradas pela Sempre. A Prefeitura vai assegurar as famílias assistidas os devidos auxílios.

As sirenes são acionadas quando o volume de chuvas acumulado em determinada região ultrapassa a 150mm em 72 horas, como determina o protocolo do PPDC.

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, explicou que o acionamento das sirenes e a evacuação das casas pelos moradores visaram “garantir o nosso bem maior, o bem da vida”. Ele destacou ainda que as equipes da Prefeitura estão em regime de plantão, entre as quais a da Codesal que atende às emergências pelo telefone 199.

TIRO DE ESPINGARDA: Homem mata a companheira e tira a própria vida em Aramari

Um caso de feminicídio deixou a população de Aramari revoltada. Na madrugada deste sábado (27/04), uma mulher de 33 anos foi morta com um...

Correios lança selo e carimbo em homenagem a Gilberto Gil

Os Correios realizaram nesta sexta-feira (26), o lançamento do selo e carimbo do cantor baiano Gilberto Gil, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro....
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

TIRO DE ESPINGARDA: Homem mata a companheira e tira a própria vida em Aramari

Um caso de feminicídio deixou a população de Aramari revoltada. Na madrugada deste sábado (27/04), uma mulher de 33...
Fundação Jose Silveira

TIRO DE ESPINGARDA: Homem mata a companheira e tira a própria vida em Aramari

Um caso de feminicídio deixou a população de Aramari revoltada. Na madrugada deste sábado (27/04), uma mulher de 33...

Correios lança selo e carimbo em homenagem a Gilberto Gil

Os Correios realizaram nesta sexta-feira (26), o lançamento do selo e carimbo do cantor baiano Gilberto Gil, no Centro...

EXECUÇÃO EM VIA PÚBLICA: Homem morto a tiros em Valéria

Um homem foi assassinado com disparos de arma de fogo na Rua da Pedreira, no bairro da Valéria, em...

Salvador recebe 32 novos ônibus para compor frota da cidade

A população de Salvador poderá contar, a partir deste sábado (27), com novos ônibus para compor a frota de...