Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Secti e Seagri lançam portal sobre agronegócio

A Bahia já tem os dados sobre agronegócio das últimas quatro décadas registrados e disponíveis em uma plataforma online e interativa de forma gratuita. O lançamento do Portal Agronegócio ocorreu durante a Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), nesta quinta-feira (28), no Parque de Exposições de Salvador, com a presença de diversos representantes do ecossistema agro e de inovação.

Entre eles, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Lucas Costa, e o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Evandro Silva. O portal pode ser acessado neste link.

O Portal Agronegócio surgiu de uma parceria entre as três partes. Com o objetivo de organizar os levantamentos já existentes em diferentes plataformas, a Seagri solicitou à Secti um sistema que permitisse consultar dados em forma de gráficos para tornar claro o comportamento dos territórios, subdivididos por períodos escolhidos pelo usuário, nos quais fossem possíveis extrair informações cruciais para o setor.

A Secti prontamente acionou a Uefs, que já possui um histórico de parceria na criação de soluções tecnológicas a serviço da sociedade, iniciando o processo de estruturação do projeto. Além do conteúdo informativo, os usuários podem ainda realizar cotação de produtos agrícolas, função que antes era desempenhada através de uma solicitação via telefone.

A secretária da Secti destacou a satisfação em celebrar o cenário agro da Bahia. “A ciência e a tecnologia precisam estar a serviço das ações públicas. Nosso foco é o desenvolvimento e a equidade de vida para a nossa gente. É disso que estamos falando quando desenvolvemos um portal como este, que visa facilitar a vida do empresário, empreendedor ou estudante, podendo identificar padrões de comportamento na agropecuária e buscar as devidas soluções”, afirmou Adélia Pinheiro.

Já o secretário da Seagri acredita que sem ciência e tecnologia o agronegócio não pode sobreviver. “Ainda temos um longo caminho a trilhar, mas esta primeira etapa da parceria entre a Secti e a Seagri é muito importante, porque ferramentas como esta vão ajudar desde o produtor até a população”, disse. Também presente, o reitor da Uefs lembrou que a universidade atinge seu grau de maturidade se colocando à disposição de parceiras como essas com todos os segmentos do poder público e sociedade.

A Secti, que, de maneira transversal atende a todos os órgãos e secretarias do Estado quando o assunto é a proposição de soluções tecnológicas, buscou auxílio da Uefs por sua experiência com inteligência geográfica, para elaborar a plataforma. Anteriormente, uma parceria entre a Secti e a Secretaria da Segurança Pública (SSP) foi responsável pela implantação do sistema de reconhecimento facial, que tem ajudado a identificar pessoas envolvidas com o crime.

Homem desaparecido há 21 anos por causa de problemas financeiros é encontrado vivo

Um homem que desapareceu de Bilbao, na Espanha, há 21 anos, sem deixar pistas, foi encontrado vivo na cidade de Caparroso, em Navarra. A...

Homem é flagrado no Ferry Boat com motocicleta roubada

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) prenderam um homem com uma motocicleta roubada. O flagrante foi realizado na...

Homem desaparecido há 21 anos por causa de problemas financeiros é encontrado vivo

Um homem que desapareceu de Bilbao, na Espanha, há 21 anos, sem deixar pistas, foi encontrado vivo na cidade...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Homem desaparecido há 21 anos por causa de problemas financeiros é encontrado vivo

Um homem que desapareceu de Bilbao, na Espanha, há 21 anos, sem deixar pistas, foi encontrado vivo na cidade...

Homem é flagrado no Ferry Boat com motocicleta roubada

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) prenderam um homem com uma motocicleta roubada....

ACIDENTE EM XIQUE-XIQUE: Mulher em carroceria de caminhonete é arremessada de veículo e morre

Um acidente de trânsito resultou na morte de uma mulher de 38 anos na noite de quarta-feira (27/03), em...

Pai que matou e queimou corpo da filha não aceitava fim de relação com ex-mulher

Wellington da Silva Rosas, 39 anos, foi preso pela Polícia Civil sob suspeita de assassinar a própria filha, Rayssa...