Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Iniciada a Semana de Mobilização Nacional de Combate ao Aedes aegypti

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), participa ativamente da programação da Semana de Mobilização Nacional e Dia D de combate ao Aedes aegypti, que acontece de 2 a 6 de dezembro. A mobilização aponta diretrizes para o fortalecimento de medidas de Prevenção e Eliminação de focos de Aedes aegypti nas dependências das unidades de saúde, escolas e demais locais de trabalho.

Com o mesmo intuito, a equipe vai visitar na quinta-feira (5), o Corpo de Bombeiros. Na oportunidade, será feita uma apresentação da situação das arboviroses e uma palestra sobre as medidas de controle do Aedes aegypti, para que os militares possam se precaver da dengue, zika e chikungunya e, também, formar multiplicadores das ações contra o vetor.

No dia 6, a equipe da Divep vai participar do Dia D de Mobilização contra o Aedes aegypti no município de Camaçari. Nesta visita, será dado todo o apoio ao município, nas ações de mobilização da comunidade.

Atividades na Sedur

Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), a equipe da Divep promove, de 2 a 6, exposição de cartazes de cunho educativo sobre a importância do manejo e limpeza de possíveis focos do mosquito, a fim de eliminar e/ou bloquear a sua proliferação. Será feito um cronograma de limpeza, que deverá ser observado por todos os funcionários. Um mutirão de limpeza também está marcado.

Com isso, a equipe espera eliminar os possíveis focos do Aedes no prédio e no entorno da Sedur, conscientizar os servidores, no sentido de que esta campanha seja disseminada e perpetuada no meio social, criando, desta maneira, uma rede de disseminação do mosquito, para a sua total erradicação.

Dados

Até o dia 21 de novembro, foram notificados 66.289 casos prováveis de Dengue no estado. Até o momento, foram notificados 81 óbitos por dengue, sendo que 31 foram confirmados, 29 laboratorialmente (12 em Feira de Santana, 3 em Salvador, 2 em Paulo Afonso, 1 em Candeias, 1 em Rafael Jambeiro, 1 em Coração de Maria, 1 em Jacobina, 1 em Paripiranga, 1 em Presidente Dutra, 1 em Santo Antônio de Jesus, 1 em Simões Filho, 1 Candiba, 1 em Camaçari, 1 Mulungu do Morro e 1 em Euclides da Cunha), 1 por critério clínico-laboratorial (Muritiba) e 1 por critério clínico/epidemiológico (Cruz das Almas). Foram descartados 32 óbitos e 18 permanecem em investigação.

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Feira de Santana

Uma equipe da 67ª CIPM, com o apoio de uma aeronave do Graer, apreendeu duas armas de fogo, na manhã desta quinta-feira (28), em...

BBB24: Equipe de Fernanda rebate críticas após acusações de racismo contra Davi

Após um comentário durante uma conversa com Pitel no Big Brother Brasil, Fernanda se tornou alvo de críticas nas redes sociais. O diálogo, que...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Feira de Santana

Uma equipe da 67ª CIPM, com o apoio de uma aeronave do Graer, apreendeu duas armas de fogo, na...
Prefeitura Porto Seguro

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Feira de Santana

Uma equipe da 67ª CIPM, com o apoio de uma aeronave do Graer, apreendeu duas armas de fogo, na...

BBB24: Equipe de Fernanda rebate críticas após acusações de racismo contra Davi

Após um comentário durante uma conversa com Pitel no Big Brother Brasil, Fernanda se tornou alvo de críticas nas...

Secretário André Curvello aponta aumento da aprovação da gestão de Jerônimo em Salvador

Pesquisa feita em Salvador pelo Instituto Paraná mostra o crescimento da aprovação do governo Jerônimo Rodrigues. De acordo com...

Homem desaparecido há 21 anos por causa de problemas financeiros é encontrado vivo

Um homem que desapareceu de Bilbao, na Espanha, há 21 anos, sem deixar pistas, foi encontrado vivo na cidade...