Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Mesmo após débito prescrever, devedor quer pagar a conta

Legalmente, uma dívida prescreve no Brasil após o prazo de cinco anos, o que significa que o consumidor deixa a lista de inadimplentes e não pode mais ser acionado judicialmente. Apesar disso, muitos fazem questão de acertar as contas.

Como o débito continua existindo, bancos e empresas de recuperação de crédito mantêm a cobrança, inclusive com incidência de juros. “O que não pode é recorrer à Justiça nem negativar o consumidor após esse período”, explica a chefe da área de Cobrança da Recovery, Marcela Gaiato.

Ela afirma, contudo, que boa parte dos consumidores quer regularizar a situação. “Nossa experiência mostra que as pessoas fazem questão de pagar suas dívidas mesmo após esse período. Isso ocorre especialmente nas classes mais baixas.”

No ano passado, cerca de 38% dos inadimplentes com dívidas acima de cinco anos, que fecharam acordo com a Recovery, pagaram os valores em dia. Os demais começaram a quitar o débito, não chegaram ao final, mas voltaram a renegociar. Nas dívidas vencidas há menos de cinco anos, a taxa de sucesso é de 43%.

Segundo especialistas, apesar de ter novamente o nome limpo após cinco anos, os consumidores podem ter restrições na hora de tentar novos créditos. Hoje, quase toda a carteira em atraso das instituições financeiras e do comércio vai para empresas de recuperação de crédito, que têm equipes especializadas em ir atrás dos devedores.

Reserva

“A inadimplência no Brasil é resultado do descontrole dos consumidores e da incerteza sobre a renda”, diz o fundador e presidente do Guiabolso, Thiago Alvarez. Segundo ele, dois terços dos brasileiros não são assalariados e enfrentam forte incerteza sobre seus rendimentos.

Portanto, diz ele, a dica para não entrar na lista de devedores é ter uma reserva financeira capaz de suportar as contas por um determinado tempo. “Pelo menos dois motivos que levam à inadimplência podem ser evitáveis se o consumidor tiver uma reserva: um é a perda de emprego e o outro é doença em família.” O terceiro principal fator de inadimplência é o empréstimo do CPF ou do cartão de crédito para terceiros.

Criar uma reserva, no entanto, não é uma tarefa fácil. O caminhoneiro Alceo Tramujas Neto é autônomo e ainda não conseguiu encontrar uma alternativa para se livrar das dívidas. Motorista há 27 anos, ele conta que a situação do setor tem sido tão difícil que coloca o trabalhador numa posição humilhante. “Passo meses na estrada e volto para casa sem dinheiro suficiente para bancar as despesas.”

Desde a greve do ano passado, as coisas pioraram, diz ele. Nesta semana, para pagar a parcela do caminhão, foi obrigado a pegar dinheiro com agiota. Também decidiu colocar as duas carretas à venda para tentar organizar sua vida financeira. Ele ficará apenas com o cavalo do caminhão. “Sem as carretas terei de buscar cargas em empresas que tenham a carreta”, explica. “Minha situação é a de milhares de outros caminhoneiros que sofrem com as condições do setor, onde quem ganha dinheiro é o atravessador”, afirma Tramujas.

Além de estar com o nome sujo na praça, o caminhoneiro está com parcelas atrasadas da compra de pneus, aluguel da casa e outras despesas. “O que eu queria era vender o caminhão, pagar as contas e virar empregado novamente.”

Acordo

Bernadete do Carmo França, de 46 anos, fez o caminho inverso. Depois de ficar desempregada por oito meses conseguiu vaga numa empresa que começou a atrasar o salário. Viúva e inadimplente, ela decidiu trabalhar por conta própria. Hoje, é confeiteira e tem de controlar muito bem seus gastos.

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma pistola 21 munições e dois...

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras nele. A tragédia aconteceu no...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma...

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras...

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...