Por que nos esquecemos dos sonhos? A ciência explica

Já tentou se lembrar de um sonho incrível ou terrível que teve enquanto dormia, e nada? Trata-se de uma situação bastante comum e deixa muita gente frustrada.

A boa notícia é que um estudo recente, publicado pela revista norte-americana Science, pode ter descoberto por que tantas vezes nos esquecemos dos sonhos ao acordar – e a resposta está no nosso organismo.

Pesquisa sobre o esquecimento de sonhos

Durante o sono, a pessoa passa por quatro etapas distintas. As duas primeiras servem para que o corpo descanse e são de caráter mais leve. Já a terceira configura um sono mais profundo, suficiente para revigorar o corpo e mente.

É na quarta etapa que ocorrem os sonhos, na chamada fase REM, ou ‘Rapid Eye Movement’, da sigla em inglês, que significa literalmente ‘movimento rápido dos olhos’.

De acordo com a pesquisa, o esquecimento de um sonho está relacionado ao hormônio MCH (hormônio concentrador de melanina), encontrado no hipocampo e responsável por regular o sono e o apetite.

Na fase do sono REM, esse hormônio fica ative e a pesquisa, realizada em ratos de laboratório, descobriu que ele lança mensagens inibitórias ao hipocampo, área do cérebro que controla a memória e a aprendizagem.

Dessa forma, os cientistas constataram que os animais que tinham o hormônio MCH desativado na fase REM do sono acabaram por ter uma performance melhor em testes de memória.

Por que esquecemos nossos sonhos?

Os resultados do estudo mostraram que o hormônio MCH atua no cérebro fazendo com que esqueçamos informações novas e possivelmente irrelevantes, segundo o investigador responsável, Thomas Kilduff.

Como os sonhos ocorrem principalmente durante a fase REM do sono, quando o MCH é ativado, as reações químicas nas células podem impedir que o conteúdo do sonho seja armazenado no hipocampo. Ou seja, esquecemos rapidamente o que sonhamos.

Ultimas Noticias

Periperi: homem de 36 anos morto com tiro na cabeça em...

Um homem de 36 anos foi morto de forma covarde na noite de segunda-feira (09/12), no bairro de Periperi, subúrbio ferroviário de Salvador. O...

Carnes podem continuar subindo até fevereiro, diz FGV

A inflação das carnes deverá seguir pressionando o orçamento das famílias até a virada de janeiro para fevereiro, mas o movimento é pontual e...

Dono de “bar” sequestrado em Monte Gordo é encontrado morto

O homem apontado como dono de um bar, que também funcionaria como “Casa de Prostituição”, em Monte Gordo, distrito de Camaçari, foi encontrado morto...

Com Jiu-jitsu em grade curricular, advogado cita capoeira e manda recado...

O advogado baiano Saulo Barros aproveitou uma iniciativa do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivela, que incluiu o Jiu-jitsu na grade curricular do...
Publicidade