Por que nos esquecemos dos sonhos? A ciência explica

Já tentou se lembrar de um sonho incrível ou terrível que teve enquanto dormia, e nada? Trata-se de uma situação bastante comum e deixa muita gente frustrada.

A boa notícia é que um estudo recente, publicado pela revista norte-americana Science, pode ter descoberto por que tantas vezes nos esquecemos dos sonhos ao acordar – e a resposta está no nosso organismo.

sobre o esquecimento de sonhos

Durante o sono, a pessoa passa por quatro etapas distintas. As duas primeiras servem para que o corpo descanse e são de caráter mais leve. Já a terceira configura um sono mais profundo, suficiente para revigorar o corpo e mente.

É na quarta etapa que ocorrem os sonhos, na chamada fase REM, ou ‘Rapid Eye Movement’, da sigla em inglês, que significa literalmente ‘movimento rápido dos olhos’.

De acordo com a pesquisa, o esquecimento de um sonho está relacionado ao hormônio MCH (hormônio concentrador de melanina), encontrado no hipocampo e responsável por regular o sono e o apetite.

Na fase do sono REM, esse hormônio fica ative e a pesquisa, realizada em ratos de laboratório, descobriu que ele lança mensagens inibitórias ao hipocampo, área do cérebro que controla a memória e a aprendizagem.

Dessa forma, os cientistas constataram que os animais que tinham o hormônio MCH desativado na fase REM do sono acabaram por ter uma performance melhor em testes de memória.

Por que esquecemos nossos sonhos?

Os resultados do estudo mostraram que o hormônio MCH atua no cérebro fazendo com que esqueçamos informações novas e possivelmente irrelevantes, segundo o investigador responsável, Thomas Kilduff.

Como os sonhos ocorrem principalmente durante a fase REM do sono, quando o MCH é ativado, as reações químicas nas células podem impedir que o conteúdo do sonho seja armazenado no hipocampo. Ou seja, esquecemos rapidamente o que sonhamos.

Quais os 3 signos mais frios do zodíaco? Confira

Você é frio ou sentimental? Caloroso ou insensível? A astróloga e analista comportamental Dayse Silveira divulgou no Metrópoles o ranking dos signos que tem 'menos coração’ e...

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram um elemento fundamental na vida de muitas crianças brasileiras. Os tablets, celulares, smart...

Dia da Pizza: aprenda fazer uma deliciosa receita com chocolate

O Dia da Pizza é celebrado em 10 de julho. Neste ano, o momento será comemorado em casa e nada melhor do que dar o toque especialmente...

Confira a previsão de cada signo para esta sexta-feira

Áries Logo mais, você encontrará a oportunidade de fazer valer suas razões e intenções, mas, por enquanto, melhor continuar a desenvolver seu jogo sem colocar todo o vigor...