Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Por que nos esquecemos dos sonhos? A ciência explica

Já tentou se lembrar de um sonho incrível ou terrível que teve enquanto dormia, e nada? Trata-se de uma situação bastante comum e deixa muita gente frustrada.

A boa notícia é que um estudo recente, publicado pela revista norte-americana Science, pode ter descoberto por que tantas vezes nos esquecemos dos sonhos ao acordar – e a resposta está no nosso organismo.

Pesquisa sobre o esquecimento de sonhos

Durante o sono, a pessoa passa por quatro etapas distintas. As duas primeiras servem para que o corpo descanse e são de caráter mais leve. Já a terceira configura um sono mais profundo, suficiente para revigorar o corpo e mente.

É na quarta etapa que ocorrem os sonhos, na chamada fase REM, ou ‘Rapid Eye Movement’, da sigla em inglês, que significa literalmente ‘movimento rápido dos olhos’.

De acordo com a pesquisa, o esquecimento de um sonho está relacionado ao hormônio MCH (hormônio concentrador de melanina), encontrado no hipocampo e responsável por regular o sono e o apetite.

Na fase do sono REM, esse hormônio fica ative e a pesquisa, realizada em ratos de laboratório, descobriu que ele lança mensagens inibitórias ao hipocampo, área do cérebro que controla a memória e a aprendizagem.

Dessa forma, os cientistas constataram que os animais que tinham o hormônio MCH desativado na fase REM do sono acabaram por ter uma performance melhor em testes de memória.

Por que esquecemos nossos sonhos?

Os resultados do estudo mostraram que o hormônio MCH atua no cérebro fazendo com que esqueçamos informações novas e possivelmente irrelevantes, segundo o investigador responsável, Thomas Kilduff.

Como os sonhos ocorrem principalmente durante a fase REM do sono, quando o MCH é ativado, as reações químicas nas células podem impedir que o conteúdo do sonho seja armazenado no hipocampo. Ou seja, esquecemos rapidamente o que sonhamos.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Fundação Jose Silveira

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...