Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Morte de Zé de Lessa e ameaças do BDM cancelam mais de 10 eventos na região da Chapada

A morte do traficante e fundador da facção Bonde do Maluco (BDM), José Francisco Lumes, o “Zé de Lessa”, que confrontou a polícia do estado do Mato Grosso, na madrugada de quarta-feira (04/12), motivou o cancelamento de diversos eventos na região da Chapada Diamantina, principal reduto do marginal.

Levantamento realizado pelo Jornal da Chapada, parceiro do Informe Baiano, aponta que mais de 10 eventos que aconteceriam neste final de semana, nos municípios de Seabra, Iraquara e Palmeiras, foram adiados ou cancelados, inclusive, a Festa das Patroas com a cantora Anna Catarina.

Nos áudios disparados nas redes sociais, um porta-voz da organização criminosa afirma que “se rolar festa, nós ‘vai’ botar pânico na cidade como vocês nunca ‘viu’. Não queira ver”.

“A covardia que fizeram com o ‘veinho’ não vai ficar de graça, não. Vai ter uma cobrança doida”, disse o traficante. Um áudio enviado ao IB revela a ousadia do marginal. Escutea abaixo!

Em conversa com o JC, moradores de Palmeiras e Seabra lamentaram a situação dramática e perturbadora.

“Alguns desses eventos foram organizados com meses de antecedências. Estamos vivendo um momento muito delicado da segurança pública na região da Chapada”, disse uma pessoa sem se identificar.

Cartazes dos eventos com a palavra ‘cancelado’ foram enviados também ao JC. Em Seabra, foram adiados o ensaio do ‘Seabra Light’ e a semifinal do Campeonato Municipal de Futsal que seriam nesta sexta. Outro evento cancelado na cidade foi o American Pie Fest, ‘o Reencontro’, que seria neste sábado (7). Em Palmeiras, a tradicional festa de Campos de São João, que seria no sábado também foi cancelado. Assim como as atividades desta sexta e sábado da Feira Literária (Flipa) que homenageava o escritor Jorge Amado. Há dados sobre cancelamento de eventos também em Lençóis e Mulungu do Morro.

“Sentimos muito, mas prezamos a segurança dos nossos convidados e comunidade envolvida. O evento foi feito com muito carinho e muito amor. Já estamos sonhando com a segunda Feira Literária de Palmeiras”, aponta nota dos organizadores da Flipa. A ‘Festa das Patroas’ que seria nesta sexta em Iraquara também foi cancelada. “Devido a ligações e áudios que eu recebi do pessoal de Zé de Lessa. Eles falaram para eu cancelar a festa ou então mataria a mim e a minha família. Queria avisar para o pessoal que comprou o ingresso que vá até o ponto de venda pegar seu dinheiro de volta. Os fornecedores a gente já está articulando e resolvendo. Todos já foram comunicados”, aponta o organizador em áudio. Ele diz que em 13 anos de existência isso nunca tinha acontecido e pede a compreensão de todos.

Em áudio atribuído a um padre do município de Mulungu do Morro, ele aponta que foi dado toque de recolher. “Tem um áudio aí do pessoal de ‘Zé de Lessa’ dizendo que é para o comércio está todo fechado até segunda-feira e estamos sem saber qual procedimento que a gente faz. Se a gente vai celebrar a noite se a gente faz a festa de Nossa Senhora. O corpo de ‘Zé de Lessa’ chegou hoje e será sepultado neste sábado (07/12). Os criminosos dizem que já estão todos aqui na região. A gente fica assim sem saber. Nunca aconteceu isso. Fico sem saber se vou celebrar, se eu peço para o povo não ir, porque realmente é por a vida dos outros em perigo”, detalha o padre.

Com informações do Jornal da Chapada

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...