Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Revitalização do Palácio da Sé resgata parte da história e cultura de Salvador

Fotos: Max Haack

Após 20 anos fechado, o Palácio da Sé, localizado no Centro Histórico de Salvador, voltará ao cotidiano de moradores e turistas após processo de revitalização e deverá ser mais um importante espaço de visitação popular da cidade. A cerimônia de entrega foi realizada nesta sexta-feira (6), com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis; do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa; demais autoridades e convidados.

Palácio da Sé 1

Em discurso, o prefeito destacou o esforço de dom Murilo e do presidente do Centro Cultural Palácio da Sé, padre Abel Pinheiro, no projeto de restauração, concepção do conteúdo do museu e mobilização para obtenção de recursos nas iniciativas pública e privada. Ele explicou ainda que, ao ser procurada para que participasse da iniciativa, a Prefeitura tomou as devidas providências devido à importância do imóvel.

“Toda a equipe então foi mobilizada, incluindo construir caminhos jurídicos adequados, através da Procuradoria-Geral do Município, para assegurar a participação, com recursos municipais, da realização dessa obra. Dois aspectos foram fundamentais para isso: um é deixar um legado de transformação urbanística para a capital através dos investimentos em locais como o Centro Histórico; o outro é o investimento no turismo religioso. Temos a absoluta certeza da importância desse espaço para a capital, seja em função de todo o seu conteúdo histórico, seja pela privilegiada localização”, relatou ACM Neto.

Palácio da Sé

O gestor ainda destacou que a cidade vive um momento singular e que possui um olhar com muito otimismo para o futuro. Dentre os motivos está o investimento em áreas mais carentes e em setores essenciais para a economia da capital baiana, como o turismo. Nesse sentido, estão sendo feitas importantes intervenções para revitalização de locais como a região do Centro Histórico – onde o Palácio da Sé está inserido – e investimentos no turismo religioso, tendo uma das principais ações a implantação do Caminho da Fé, na Cidade Baixa.

“Salvador vem se reinventando, reorganizando, modernizando e criando novas oportunidades, especialmente no que se refere à sua principal vocação, que é o turismo. É uma cidade que quer ser uma cidade aberta à diversidade, convidativa a pessoas do Brasil e do mundo”, afirmou ACM Neto.

O padre Abel agradeceu a toda a equipe municipal pela colaboração no projeto. “Parabéns à Prefeitura pela equipe que possui dinamismo e espírito de corporativismo no exercício da missão. Em nome de toda a comunidade, gratidão, carinho e respeito pela generosidade, apoio e sensibilidade para a coisa pública e para o mundo cultural como este equipamento representa”, finalizou o religioso.

*Estrutura*– Comandado pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH) e pelo padre Abel Pinheiro, o processo de restauração durou cinco anos. A abertura do espaço ao público terá duas exposições: uma de presépios da coleção particular do engenheiro e arquiteto Celso Basto de Oliva e, outra, uma mostra de móveis dos séculos XVII e XVIII, com curadoria do antiquário Sérgio Caloula.

O térreo do Palácio agora possui uma área disponível para exposições itinerantes e realização de eventos corporativos, permitindo a sustentabilidade do local. Já o primeiro pavimento do espaço vai abrigar a exposição permanente “A Igreja e a formação do Brasil”, com acervo próprio e bens históricos remanescentes de outros prédios religiosos, como a antiga Catedral da Sé, demolida em 1933 para dar lugar a atual Praça da Sé.

O pavimento também vai abrigar a sala do Laboratório de Conservação e Restauração Reitor Eugênio Veiga (LEV), que vai expor importantes documentos históricos restaurados com a missão de restaurar, preservar, pesquisar e difundir o acervo documental da Igreja Católica no Brasil. O acervo possui mais de 16 mil documentos, entre os restaurados e não restaurados.

No segundo pavimento funcionará o Centro Administrativo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com um acervo permanente o arcaz da antiga Igreja da Sé, a galeria dos Bispos e Arcebispos da Bahia e Primazes do Brasil. O espaço também contará com uma área dedicada ao Arcebispo Sebastião Monteiro da Vide, responsável pela construção do Palácio. No local também serão realizados atendimentos e audiências do arcebispo, bem como secretarias da administração da Arquidiocese, uma capela episcopal, uma biblioteca e uma sala de conferência.

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, nesta...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com cartões clonados ou roubados, não...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...
Fundação Jose Silveira

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com...

Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

A Petrobras irá distribuir aos acionistas um total de R$ 21,95 bilhões, referente a 50% do valor avaliado para...

RESPOSTA RÁPIDA: polícia cerca Conceição do Coité, localiza assassino de mulher e é aplaudida pelo povo

O 16o Batalhão e a 15a Coorpin promoveram um grande cerco na cidade de Conceição do Coité com 10...