O popular alimento que aumenta o risco de insônias

Os carboidratos refinados estão presentes em doces, refrigerantes, arroz e pão branco e aumentam o nível glicose do sangue, abrindo portas para uma série de problemas – incluindo insônias.Investigadores norte-americanos descobriram que a insônia pode estar ligada a uma dieta rica em hidratos de carbono refinados, que estão presentes em doces, refrigerantes, arroz e pão branco. Por passarem pelo processo de refinamento, essas substâncias são digeridas mais rapidamente do que os carboidratos comuns e, na corrente sanguínea, transformam-se rapidamente em açúcar.

Em comunicado, o líder do estudo, James Gangwisch, da Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos, explicou que quando o nível de açúcar no sangue sobe, o corpo liberta insulina, que opera diminuindo a concentração do açúcar. “A queda de açúcar no nível do sangue pode disparar hormonas como a adrenalina e o cortisol, que interferem no sono”, disse.

Para entender melhor essa relação, os cientistas analisaram a dieta de mulheres acima de 50 anos de idade, que estavam no período pós-menopausa. Foram recolhidos dados de mais de 53 mil participantes, que constavam na pesquisa Women’s Health Initiative, realizada pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, entre 1994 e 1998.

Segundo os cientistas, tal não acontece apenas em mulheres na pós-menopausa e pode aplicar-se a qualquer indivíduo. Como tal, é essencial manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, grãos e cereias integrais. Assim, as suas guloseimas favoritas até podem fazer parte da sua vida – desde que consumidas com moderação.

Os cientistas notaram ainda que as participantes do estudo que ingeriram carboidratos refinados estavam mais propensas a sofrer de insônias, e o nível de açúcar no sangue aumentava mais rapidamente. Já aquelas que comeram altas quantidades de vegetais e frutas – fontes de hidratos que são digeridos lentamente – registraram um menor risco de dormir mal.

Últimas Noticias

Criminosos roubam carga de celulares no Shopping Barra

Um veículo de carga foi roubado enquanto os funcionários descarregavam os produtos em uma loja, no Shopping Barra, na...