Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Treinar o corpo para não comer em excesso? É possível, mostra livro

Pode existir uma maneira mais fácil de perder peso sem necessitar de cortar alimentos do cardápio. Pelo menos é o que diz a britânica Helen McCarthy, psicóloga especialista em emagrecimento e autora do livro ‘How To Retrain Your Appetite’ (‘Como Treinar o Seu Apetite’). De acordo com McCarthy, para emagrecer basta reconhecer a quantidade de comida que o seu corpo realmente precisa. Ou seja, comer o suficiente para controlar a fome sem exagerar nas quantidades.

No livro, Helen apresenta o ‘pêndulo do apetite’: um método para medir a fome e a satisfação. Quando o pêndulo está no zero significa que a fome é neutra. Conforme a fome chega, torna-se negativo (-1, -2, -3, -4 e -5) e, quando comemos, volta a ficar positivo (1, 2, 3, 4 e 5).

Para a psicóloga, muitas pessoas costumam comer quando o pêndulo ainda está no zero, mas o ideal seria que a refeição fosse feita somente quando houvesse fome (o ideal seria -3, momento em que está realmente com fome). Da mesma forma, a satisfação deve ser medida adequadamente. O nível ideal é o 3, que indica ‘apenas cheio’, o que significa que não está mais com fome, mas sente que o estômago não está totalmente cheio.

“Muitos de nós comemos demais porque estamos a gostar da comida e não queremos parar ou comemos sem pensar. O ‘pêndulo do apetite’ essencialmente ensina as pessoas a parar de comer quando estão cheias, o que é crucial para uma alimentação saudável”, explicou ao jornal Daily Mail.

A importância da fome

A psicóloga, que já trabalhou para o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), explica que o primeiro passo para dominar o ‘pêndulo’ é não temer a fome. Aliás, para a especialista, sentir fome é, na verdade, extremamente saudável. Mas muitas pessoas acabam por seguir rigorosamente os horários das refeições sem se dar conta de que não estão realmente com fome e acabam por comer apenas por comer.

“Quando nunca sente fome, o seu corpo pode estar a digerir continuamente os alimentos, sem a possibilidade de parar e descansar. Compreender e respeitar a fome permite que o seu sistema digestivo funcione melhor”, explicou Helen. Portanto, a regra é só comer quando há sinais reais de fome.

E o que é a fome?

Helen esclarece que a fome tem uma função muito importante no organismo. Trata-se da forma do corpo informar o cérebro que gastamos a energia obtida através da última refeição e que a partir daquele momento o organismo vai começar a usar a energia armazenada (leia-se gordura).

É apenas nesse momento que deve comer. A especialista afirma ainda que ao receber os primeiros sinais da fome, a pessoa deve esperar pelo menos uma hora antes de fazer a próxima refeição, isto porque a sensação de fome é gradual: começa no -1, passa para o -2 até chegar no -3, considerado o momento ideal para comer.

Planeje as refeições

Depois de reconhecer a fome como a real necessidade de alimento, a próxima etapa é controlar as porções. “Se o tamanho das porções é exagerada, então está a colocar mais comida no corpo do que pode ‘usar’. Qualquer que seja o alimento – saudável ou não – o seu excesso será convertido em gordura”, disse Helen.

Se realmente necessita de comer em horários fixos, planeje as suas refeições com base neles. Se a próxima refeição for em poucas horas, coma algo leve e fácil de ser digerido, como frutas, vegetais crus ou um pouco de pão torrado. Caso a próxima refeição ainda tarde, escolha alimentos ricos em proteínas, fibras e um pouco de gordura. Se for no pequeno-almoço, por exemplo, inclua na refeição um ovo mexido ou cozido, iogurte com fruta, nozes e sementes.

Este tipo de planejamento ajuda a reduzir o consumo excessivo de alimentos sem a necessidade de dietas radicais.

Suspeito de integrar gangue de roubo de eletrônicos é preso no centro de Salvador

Um homem investigado por integrar uma organização criminosa especializada em furtos de equipamentos eletrônicos, foi preso na quarta-feira (27), na Praça Dois de Julho,...

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se mostrou preocupado com a faculdade...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Suspeito de integrar gangue de roubo de eletrônicos é preso no centro de Salvador

Um homem investigado por integrar uma organização criminosa especializada em furtos de equipamentos eletrônicos, foi preso na quarta-feira (27),...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Suspeito de integrar gangue de roubo de eletrônicos é preso no centro de Salvador

Um homem investigado por integrar uma organização criminosa especializada em furtos de equipamentos eletrônicos, foi preso na quarta-feira (27),...

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se...

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e...

“TÁ ME TIRANDO?” Baiano viraliza ao colocar bandeira de times rivais como capa de corte em véspera de BaVi

O confronto entre Bahia e Vitória acontece apenas do domingo (31/03), mas a rivalidade entre os torcedores é de...