Paulo Azi cobra ação do governo para conter incêndios em APA na Chapada Diamantina

O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do Democratas, cobrou nesta segunda-feira (23) uma ação efetiva do governo do estado para conter os incêndios que atingem a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Barbado, em Abaíra, na Chapada Diamantina. Na APA está o Pico do Barbado, ponto mais alto do Nordeste brasileiro, com mais de 2 mil metros de altitude.

“Esta região já vem sofrendo há anos com os incêndios, sem que uma ação mais efetiva seja tomada pelo governo do estado. Este ano, contudo, os focos tomaram uma proporção maior, ameaçando de desaparecimento da APA Serra do Barbado. O governo precisa, por um lado, combater com mais efetividade os incêndios e, por outro, desenvolver uma estratégia preventiva, o que não tem sido feito”, alertou o deputado.

O parlamentar lembra que praticamente todos os anos a população da Bahia acompanha notícias de incêndios na região. “A própria APA Serra do Barbado é atingida por incêndios com frequência. Este ano mesmo, em outubro, a área já sofreu com o problema”, ressaltou, frisando que em 2019 a Chapada Diamantina já foi atingida um incêndio de grandes proporções nas cidades de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora.

Azi recordou também que, em agosto, o governador Rui Costa (PT) disponibilizou bombeiros da Bahia para controlar incêndios na Amazônia, mas não consegue resolver os problemas do próprio estado. “Para criar factoide na imprensa, o governador se colocou à disposição para ajudar a Amazônia, mas enquanto isso os incêndios destroem a Chapada Diamantina, uma das regiões de maior diversidade de biomas do país”, afirmou.

Últimas Noticias