Empresas que não regularizaram pendências são excluídas do Simples

As micro e pequenas empresas que não regularizaram as pendências com o Simples Nacional – regime tributário especial para pequenos negócios – foram excluídas do programa hoje (1º). Elas terão até 31 de janeiro para resolverem a situação e pedirem o retorno ao regime.

Segundo a Receita Federal, enquanto não vencer o prazo para pedir a opção pelo Simples Nacional, o contribuinte poderá regularizar as pendências que impedem o ingresso no regime. O devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa.

Caso tenha o pedido de reinclusão no Simples aprovado, a empresa será readmitida no regime com data retroativa a 1º de janeiro.

O parcelamento pode ser feito Portal do Simples Nacional ou no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”.

O acesso ao Portal do Simples Nacional é feito com certificado digital ou código de acesso gerado no próprio portal. Para acessar o e-CAC, é necessário certificado digital ou código de acesso gerado pelo site. O código gerado numa página da internet não pode ser usado para acessar outra.

Notificações

Em setembro, a Receita tinha notificado 738.605 micro e pequenas empresas que deviam R$ 21,5 bilhões ao Simples Nacional. Após o conhecimento do termo, o contribuinte teve até 30 dias para impugnar a notificação ou quitar os débitos, sob pena de ser excluído do Simples hoje.

Segundo a Receita Federal, as principais irregularidades são falta de documentos, excesso de faturamento, débitos tributários, parcelamentos pendentes ou o exercício pela empresa de atividades não incluídas no Simples Nacional.

Periodicamente, a Receita verifica se as empresas estão de acordo com as condições de enquadramento no Simples Nacional. Quando o estabelecimento apresenta irregularidades, o órgão envia cartas com o aviso de exclusão. O micro e pequeno empresário que ainda não regularizou as pendências pede pedir orientações ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para elaborar um plano de recuperação dos negócios.

BANDIDO A PÉ: Entregadora tem carro roubado enquanto trabalhava na Praia do Flamengo

Uma entregadora do Mercado Livre foi assaltada no início da noite desta terça-feira (05/08), por volta das 19h17, enquanto trabalhava na Rua Engenheiro Alves...

Haddad entrega hoje a Lula plano contra efeitos do tarifaço dos EUA

O texto da medida provisória (MP) com as ações planejadas pelo governo federal, em resposta ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos (EUA),...
Fundação Jose Silveira

BANDIDO A PÉ: Entregadora tem carro roubado enquanto trabalhava na Praia do Flamengo

Uma entregadora do Mercado Livre foi assaltada no início da noite desta terça-feira (05/08), por volta das 19h17, enquanto...
Prefeitura Vitoria da Conquista

BANDIDO A PÉ: Entregadora tem carro roubado enquanto trabalhava na Praia do Flamengo

Uma entregadora do Mercado Livre foi assaltada no início da noite desta terça-feira (05/08), por volta das 19h17, enquanto...

Haddad entrega hoje a Lula plano contra efeitos do tarifaço dos EUA

O texto da medida provisória (MP) com as ações planejadas pelo governo federal, em resposta ao tarifaço imposto pelo...

CORRENTE DE SOLIDARIEDADE: Após acidente, 7Kssio segue na UTI e precisa de doações de sangue

O cantor de pagode baiano 7Kssio continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após sofrer um grave acidente...

Obras de melhoramento e recuperação são iniciadas na BA-526, em Salvador

Importante ligação para quem vêm da BR-324 com destino ao Porto de Aratu, a BA-526 já está passando por...