Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Lauro de Freitas reforça ações de apoio às famílias afetadas pelas chuvas

Depois de estruturar com as secretarias as ações emergenciais de apoio às famílias e locais onde as fortes chuvas causaram mais transtornos, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, esteve nas comunidades mais atingidas na noite desta terça-feira (31/12). Conversou com moradores, avaliou com técnicos as medidas mais urgentes e orientou famílias a se cadastrarem nos CRAS para serem incluídos no Programa Municipal Bolsa Aluguel.

Lauro de Freitas reforça ações de apoio às famílias afetadas pelas chuvas1

Com a previsão de risco alto mantida pelo Cemaden neste primeiro dia de 2020, o município reforçou as equipes de plantão 24h. As secretarias de Secretarias de Serviços Públicos (SESP), de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) de Infraestrutura (SEINFRA) e de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) intensificaram os trabalhos de fiscalização, assistência aos moradores e prevenção de acidentes. Sete escolas e o Ginásio de Esportes já estão preparados para receber desalojados.

A prefeita alertou para os riscos de permanecerem nas casas inundadas e orientou as famílias a procurarem abrigo nas escolas. As águas podem estar contaminadas por fezes e urina de ratos, além do risco de choque elétrico. Caminhões com ajudantes foram disponibilizados pela Prefeitura para quem quiser levar seus pertences para os abrigos ou outros locais. As famílias que se recusarem a deixar as casas inundadas deverão assinar um Termo de Responsabilidade.

42991E5D 8857 4447 98E9 8E7D70BB77AF

De acordo com a Defesa Civil, dez bairros foram mais atingidos nas chuvas da segunda-feira (30), registrando ocorrências mais críticas no Chafariz (Centro), e na Rua Santa Efigênia (Itinga). “Estivemos em todos os locais atingidos, prestando o apoio necessário e avaliando os riscos. A maioria das pessoas afetadas pelas chuvas já foram assistidas e encaminhadas para o auxílio-aluguel”, comentou Russo Reis, diretor da Defesa Civil.

Segundo o secretário da SETTOP, Henrique Olinto Borri, os impactos da forte chuva foram minimizados também pelas obras de macrodrenagem que vem sendo realizadas pelo Governo do Estado. “Estamos visitando todos os locais e atentos às regiões afetadas. Foi muita chuva em pouco tempo. Esse incidente terá uma resolução definitiva quando forem concluídas as obras de macrodrenagem no Rio Ipitanga, onde serão instalados cinco piscinões. Nós já temos 48% dessas obras prontas, e isso já diminuiu o impacto das chuvas, comparado a outros períodos chuvosos”, relatou o secretário.

Equipes das SESP também estiveram nas ruas desde as primeiras horas do dia, para realizar a limpeza dos rios e córregos, varreduras, retirada de árvores caídas, entre outros serviços, para que a cidade retorne a sua rotina. A Prefeitura, através das secretarias envolvidas, continuará de plantão para garantir a segurança e tranquilidade da população. Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para os números abaixo:

• CIMU: 156 / 3369-3710
• Corpo de Bombeiros: 193

Fotos: Lucas Lins

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Porto Seguro

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...