Reconhecimento facial aumenta segurança em serviços de habilitação

A partir de 2020, os motoristas que irão realizar serviços de emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segunda via e mudança de categoria, precisam passar pelo novo sistema de reconhecimento facial adotado pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).

O uso da tecnologia tem como objetivo aumentar a segurança nos procedimentos e evitar fraudes e clonagem de documentos. O sistema é integrado ao bando de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que utiliza a base do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O reconhecimento facial funciona por meio um sistema de semelhança com os registros anteriores no órgão local ou de outro estado. A coordenadora da Central de Atendimento do Detran-BA, Ilma Silva, explica que, para a validação da habilitação, o índice de semelhança da foto precisa ser igual ou superior a 90%.

“Caso seja registrado um índice inferior ao mínimo, o documento será bloqueado e caberá ao agente de trânsito avaliar se a foto é de fato do condutor. Se o cidadão tiver mudado muito de aparência em relação à foto presente no documento anterior, ele irá passar por um atendimento especial e terá uma nova foto registrada no sistema”, afirma a coordenadora.

As carteiras antigas continuam valendo e serão atualizadas à medida que o motorista solicitar algum serviço relacionado ao documento. Ele também pode optar pela habilitação eletrônica gratuita, baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) pelo celular.

A farmacêutica Patrícia de Oliveira procurou o Detran-BA nesta quinta-feira (9) para renovar carteira de habilitação e foi surpreendida pelo uso da tecnologia. “Eu não tinha conhecimento desse serviço de reconhecimento facial e achei muito interessante. Acho que é muito importante até para evitar fraudes. A tendência é que esse sistema se modernize cada vez mais. Vai ser muito bom principalmente para coibir fraudes que, infelizmente, hoje acontecem em todos os lugares”.

Mortes por covid-19 batem recorde na Índia; estados impõem lockdowns

A Índia registrou neste sábado (8) o maior número de mortes em um único dia por covid-19, com casos continuando a crescer e os estados adotam lockdowns...

Novo decreto em Lauro: aulas presenciais continuam suspensas e restrição noturna passa a valer às 22h

Lauro de Freitas mantém a suspensão da retomada das atividades presenciais nas redes públicas e privadas de ensino e condiciona o retorno das aulas à redução da...

Neymar renova contrato com PSG e vai receber R$ 191 milhões por ano

O atacante brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 2025, afirmou o clube francês neste sábado (8). O jogador de 29 anos, contratado pelo PSG em...

Hora Marcada em Salvador: Saúde abre agendamento exclusivo para 2ª dose de CoronaVac neste domingo (09)

Com a chegada de aproximadamente 26 mil doses da Coronavac em Salvador, neste sábado (08), a Secretaria Municipal da Saúde retoma a aplicação do imunizante para fechamento...