Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Teste do pezinho tem redução de quase 20% e Apae Salvador faz alerta para pais procurem postos

Com o objetivo de chamar atenção da população sobre a importância do teste do pezinho, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Salvador) intensifica este mês as ações para mobilizar pais e mães acerca da necessidade de levar os filhos aos postos de coleta. Famosos como a cantora Claudia Leitte – mãe de Bela, Rafael e Davi – aderiram a mobilização. A artista, com quase 20 milhões de seguidores, compartilhou o card da entidade com o alerta: “Mamãe e papai, não esqueçam de levar o seu bebê para fazer o teste do pezinho”.

A preocupação não é à toa. Segundo a diretora médica da Apae Salvador, Helena Pimentel, houve uma redução de quase 20% na procura pelo teste na primeira semana do ano na Bahia, se comparado com o mesmo período de 2019. Ela informou que, no ano passado, nos primeiros setes dias úteis, foram realizados 3.760 testes. Este ano, no entanto, foi registrada uma redução de 746 recém-nascidos, com relação ao mesmo período.

“Por conta disso, alertamos para a necessidade de as famílias levarem os bebês aos postos de coleta. O exame é fundamental para detectar e, como consequência, prevenir e tratar doenças, afirma Helena, acrescentando que a Apae Salvador é credenciada pelo Ministério da Saúde como o único Serviço de Referência em Triagem Neonatal na Bahia.

O teste do pezinho permite a detecção de diversas enfermidades e deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê, sempre após 48h da primeira alimentação, alerta a equipe da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O órgão ainda informa que não existem impedimentos para os recém-nascidos que passarem do prazo, mas que é importante que o exame seja realizado o quanto antes para que o tratamento, caso necessário, seja iniciado logo cedo.

Por que fazer?

A maioria das doenças investigadas pelo teste do pezinho são assintomáticas no período neonatal (de 0 a 28 dias de vida) e podem levar a deficiência mental ou afetar gravemente a saúde da criança. Tratadas a tempo, a chance de que a doença não leve a sequelas é grande, melhorando a qualidade de vida dos afetados, como destaca a diretora médica da Apae Salvador.

O teste do pezinho, feito por meio do SUS, permite detectar doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e aminoacidopatias, além de doenças falciformes e outras hemoglobinopatias. No entanto, a Apae Salvador também oferece a ampliação de cobertura para outras doenças, por meio de atendimento particular e convênios.

Após realizar a coleta de sangue, a médica Helena chama atenção para que os pais não esqueçam de pegar o laudo com os resultados, porque esta é a garantia da realização adequada do exame. “Muitas pessoas não se preocupam em pegar os resultados porque acham que, se alguma doença for diagnosticada, a Apae entrará em contato. Nós entramos em contato, mas se por algum motivo a amostra de sangue estiver inadequada ou não chegar a Apae os exames laboratoriais não serão realizados. O resultado dos exames fecha o ciclo do programa e é sempre necessário mostrar o resultado ao pediatra ou à enfermeira do posto”, reforça.

A coleta do teste do pezinho pode ser realizada pelo SUS em um dos 4 mil postos de saúde distribuídos em Salvador e em todos os municípios do Estado da Bahia ou na Apae Salvador (Alameda Verona, 32 – Pituba).

Parceria com os municípios

Para garantir a cobertura cada vez mais próxima dos 100% de recém-nascidos triados, e uma coleta no período ideal, a Apae Salvador conta com o envolvimento das gestões municipais e das equipes de saúde das cidades baianas. Além disso, o tratamento e acompanhamento com equipe interdisciplinar é realizado na Apae e depende do apoio dos municípios no deslocamento das famílias.

A instituição também promove capacitação permanente para as equipes que trabalham com a triagem neonatal. “As três esferas do governo (municipal, estadual e federal) precisam trabalhar de forma coesa para que o programa tenha êxito e alcance o seu propósito”, conclui Helena.

GRANDE SUSTO! Pitbull ataca mulher grávida em Jaguaquara

Um cachorro da raça pitbull atacou uma mulher grávida de oito meses no município de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, na casa onde ela...

CLIMA TENSO: Mortes em Vila Verde e ônibus param de circular

Os corpos de dois jovens foram encontrados na manhã desta quarta-feira (24/04), por volta das 5h, em Vila Verde. Populares acharam as vítimas nas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

GRANDE SUSTO! Pitbull ataca mulher grávida em Jaguaquara

Um cachorro da raça pitbull atacou uma mulher grávida de oito meses no município de Jaguaquara, no sudoeste da...
Fundação Jose Silveira

GRANDE SUSTO! Pitbull ataca mulher grávida em Jaguaquara

Um cachorro da raça pitbull atacou uma mulher grávida de oito meses no município de Jaguaquara, no sudoeste da...

CLIMA TENSO: Mortes em Vila Verde e ônibus param de circular

Os corpos de dois jovens foram encontrados na manhã desta quarta-feira (24/04), por volta das 5h, em Vila Verde....

Cidadania reforça apoio à pré-candidatura de Del a prefeito de Simões Filho

O Cidadania reforçou nesta terça-feira (23) o apoio à pré-candidatura do presidente da Câmara de Simões Filho, Del (União...

PERDEU, ‘PALHAÇO’! Líder do CV na região da Liberdade é morto no Sul baiano

A caçada da Secretaria de Segurança Pública (SSP) ao Comando Vermelho (CV) segue com localizações de lideranças do grupo...