Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Salvador apresenta redução nos números de casos de Hanseníase; janeiro é o mês de visibilidade da doença

Nos últimos três anos, Salvador apresentou redução nos números de casos de Hanseníase – doença crônica e infecciosa que afeta a pele. Nesse período, a capital baiana obteve uma queda de 16% com a intensificação da atividade preventiva da doença na rede municipal da saúde.

A cidade entra, dessa forma, na contramão do panorama nacional, de acordo com o Ministério da Saúde, a hanseníase aumentou em 14% as ocorrências no país, após dez anos de quedas.

“O decréscimo no número de casos novos diagnosticados não necessariamente significa redução da carga de morbidade e de magnitude da doença, no entanto, a dinâmica de intensificação da busca ativa que envolve palestras educativas, atividades de conscientização junto à população, oferta e divulgação do exame nas unidades de saúde, faz com que haja mais atenção sobre o exame de pele, única forma de identificar a doença de forma precoce”, explicou Lilia Improta, técnica do Campo Temático de Hanseníase.

No intuito de ampliar o espaço de debates e consciência sobre o agravo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoverá uma Mesa Redonda com o tema ‘Avanços, Desafios e Perspectivas no Controle da Hanseníase’, próxima segunda-feira, a partir das 08h30, no Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, na Vasco da Gama.

O evento acontecerá na mesma semana em que será celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase e o dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, no último domingo de janeiro (26). A atividade faz parte do ‘Janeiro Roxo’, campanha que promove visibilidade e controle da doença.

O Programa Municipal de Controle de Hanseníase está ativo em 121 postos de saúde da capital baiana com uma equipe multidisciplinar e capacitada para lidar com pacientes desse perfil. Desse total, 60 unidades de saúde possuem pacientes em tratamentos de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.

A Hanseníase – Doença transmissível que acomete, principalmente, os nervos e a pele. Os sinais e sintomas da patologia são manchas, em qualquer parte do corpo, esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, com perda da sensibilidade (dormente), pode atingir rosto (olhos, orelhas e nariz), braços, mãos, pernas e pés. É transmitida por vias aéreas, através das gotas eliminadas no ar pela tosse, fala e espirro de pessoas doentes e sem tratamento.

NÃO ACEITOU O TÉRMINO: Mulher é morta a facadas pelo ex-companheiro em Ilhéus

Na manhã desta quinta-feira (02/05), a cidade de Ilhéus foi palco de um crime brutal, onde uma mulher de 25 anos, identificada como Francisnai...

Cerca de 200 pacientes são atendidos no mutirão oftalmológico em Itanagra

Foram realizadas cirurgias de catarata, pterígio e limpeza de lente no mutirão oftalmológico realizado pela Prefeitura de Itanagra, através da Secretaria Municipal de Saúde. Cerca...

NÃO ACEITOU O TÉRMINO: Mulher é morta a facadas pelo ex-companheiro em Ilhéus

Na manhã desta quinta-feira (02/05), a cidade de Ilhéus foi palco de um crime brutal, onde uma mulher de...
Fundação Jose Silveira

NÃO ACEITOU O TÉRMINO: Mulher é morta a facadas pelo ex-companheiro em Ilhéus

Na manhã desta quinta-feira (02/05), a cidade de Ilhéus foi palco de um crime brutal, onde uma mulher de...

Cerca de 200 pacientes são atendidos no mutirão oftalmológico em Itanagra

Foram realizadas cirurgias de catarata, pterígio e limpeza de lente no mutirão oftalmológico realizado pela Prefeitura de Itanagra, através...

TAPA NA CARA! Empresário acusa policial de agressão e ameaça no Shopping Cajazeiras

Na noite da última quarta-feira (1º), o empresário Rodrigo Barbosa, de 31 anos, viveu momentos de terror no Shopping...

Sobe para 13 o número de mortos após chuvas no RS

O número de mortos em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 13 na...