Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Fé, devoção e religiosidade marcam a lavagem de Monte Gordo

O distrito de Monte Gordo está em festa. É que menos de 24 horas após o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), ter inaugurado o Multicentro de Saúde, no Shopping Guarajuba, e de ter assinado a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Pronto Atendimento (PA) do Distrito Sanitário da localidade, teve início nesta sexta-feira (17/1) a tradicional festa em homenagem ao padroeiro São Francisco de Assis. Esta é a segunda lavagem do ciclo de festa populares do verão de Camaçari em 2020.

A parte sagrada das festividades foi marcada pelas manifestações de religiosidade, dos fiéis, ao santo católico, o que se configura num momento de glória para a comunidade de Monte Gordo. Com um percurso de cerca de três quilômetros, com saída das imediações da praça central de Guarajuba, o cortejo religioso contou com a participação de baianas, grupos culturais, fanfarras e grupos de sopro e percussão, que animaram todo o trajeto. A culminância da festa foi a lavagem das escadarias da Igreja Matriz, localizada em frente ao mercado municipal.

lavagem Monte Gordo

A pé e com muita fé e devoção, o prefeito Elinaldo Araújo, que esteve o tempo todo acompanhado da primeira-dama Ivana Paula, participou da procissão, pelas ruas estreitas da localidade, ao lado do povo. Na oportunidade, ele aproveitou para dizer que o momento não é de fazer política, mas sim de reverenciar e manter viva as tradições populares nas comunidades. O chefe do Executivo municipal agradeceu e pediu bênçãos a São Francisco de Assis para Camaçari, para seguir sua jornada como gestor da cidade e para os camaçarienses. “Me orgulho em comemorar que Monte Gordo hoje é um novo lugar e são visíveis as melhorias nas áreas da educação, iluminação pública, infraestrutura, saúde, social, entre outros setores”, destacou.

A felicidade estava estampada no rosto dos veranistas, turistas, moradores e fiéis. Os comerciantes da localidade também estavam comemorando a realização da festa no local. Como é o caso do casal Maria Pereira e Édson Santos, 36 e 30 anos respectivamente. Com dois filhos e a espera do terceiro, eles disseram que nesses quatro dias vão aproveitar para fazer uma graninha extra para ajudar na compra do enxoval.

lavagem Monte Gordo 3

Logo após a lavagem das escadarias da igreja, teve início a parte profana da festa com o samba raiz do grupo Samba na Praça, que se apresentou no espaço montado na Praça Conselheiro Rafael Vieira. As comemorações seguem no sábado (18/1), com apresentação de diversos artistas. A partir das 15h, acontece o desfile do Bloco Coco Manga – Samba Comunidade. À noite, a partir das 19h, se apresentam Amantes do Samba, Diogo e Lana, Sobepoeira, e Kaelzinho.

No domingo (19/1), a festa começa a partir das 18h, com apresentação do Grupo Simpatia, Bond Black, Pietro Villares, e uma das bandas mais esperadas da festa, É o Tchan. Na segunda-feira (20/1), a partir das 20h, ocorre o tradicional Baile dos Coroas, a animação fica por conta das bandas Movimento Bom, Edmundo e Edmilson, e Brazilian Boys.

A lavagem de Monte Gordo é realizada pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio das secretarias do Governo (Segov), dos Serviços Públicos (Sesp), da Cultura (Secult), do Turismo (Setur), da Prefeitura Avançada da Costa, e conta com apoio de diversos órgãos municipais.

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região do Residencial Ceasa, uma das...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta sexta-feira (19). A...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Em 2023, os 10% da população brasileira com maiores rendimentos domiciliares per capita tiveram renda 14,4 vezes superior à...