Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Hemoba cadastra doadores de medula óssea em shoppings de Salvador

Ampliar as chances de encontrar doadores compatíveis para pacientes que precisam de transplante de medula óssea. Esse é o principal objetivo de uma parceria entre a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e o Grupo JCPM. Desde o início desta semana, dois postos temporários no Salvador Norte Shopping e no Salvador Shopping realizam o cadastro de pessoas interessadas na doação. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 12h30.

A coordenadora de Coleta da Hemoba, Iara Matos, ressalta que a parceria é extremamente importante já que, atualmente, 75% dos pacientes precisam identificar um doador alternativo, ou seja, fora da família. “É a partir deste cadastro de voluntários que a maioria das doações é possibilitada, uma vez que a doação entre irmãos de pai e mãe apenas pode ser feita em cerca de 25% dos casos. Já temos essa parceria com o Grupo JCPM há 11 anos. A ação é extremamente necessária e dá visibilidade ao tema, já que muitas pessoas desconhecem a simplicidade para acesso às informações e para um posterior cadastro como voluntário”, explica.

Ao se cadastrar, o doador voluntário fornece uma amostra de cinco mililitros de sangue, que é perfilada geneticamente e incluída no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O cadastro é simples e rápido, mas a coleta da medula ocorre somente quando é identificada a compatibilidade e confirmada a doação.

Um doador não-aparentado salvou a vida do pequeno Gabriel Paim, que atualmente está com 10 anos e foi submetido a um transplante de medula em 2015. “Gabriel sofria de aplasia medular e foi preciso muito esforço para conseguir um doador. É como achar uma agulha no palheiro. E é por isso mesmo que ações como essa salvam, verdadeiramente, vidas. Muitos cadastros têm que ser feitos e as pessoas têm que se conscientizar mais. Se não fosse por isso, meu filho não estava vivo”, afirma a mãe do garoto, Lorena Paim.

No Salvador Shopping, o posto de cadastro atende no Piso G1, na Praça de Serviços, até o dia 15 de fevereiro. Já no Norte Shopping, o posto funciona no Piso L1, próximo à loja Papel & Cia, até 29 de fevereiro.

O que é preciso para doar?

Para ser um doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos incompletos e não possuir doenças infecciosas, câncer ou deficiências no sistema imunológico. A retirada da medula — um tecido gelatinoso que fica no interior dos ossos e é responsável por fabricar células sanguíneas — é feita em cerca de 90 minutos, durante um procedimento em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral. A medula óssea do doador se recompõe completamente em apenas 15 dias.

Em 2019, a Hemoba registrou a inclusão de mais de 20 mil novos doadores voluntários de medula óssea. Ao todo, a Bahia possui cerca de 184 mil pessoas cadastradas no Redome. No momento em que é identificado um paciente com possível compatibilidade, o doador é consultado quanto à doação. Por conta disso, é fundamental manter os dados sempre atualizados. A atualização do cadastro pode ser feita pelo site do Redome.

DEZENAS DE TIROS: moradores chocados com mais um homicídio cometido pelo mesmo grupo em Boa Vista de São Caetano

Um homem foi morto na noite desta segunda-feira (15/04), no bairro de Boa Vista de São Caetano, em Salvador. O crime aconteceu na Rua...

Mendonça rejeita ações que acusavam Nikolas Ferreira por transfobia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça decidiu nesta segunda-feira (15) rejeitar cinco notícias-crime protocoladas no ano passado contra o deputado federal...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

DEZENAS DE TIROS: moradores chocados com mais um homicídio cometido pelo mesmo grupo em Boa Vista de São Caetano

Um homem foi morto na noite desta segunda-feira (15/04), no bairro de Boa Vista de São Caetano, em Salvador....
Fundação Jose Silveira

DEZENAS DE TIROS: moradores chocados com mais um homicídio cometido pelo mesmo grupo em Boa Vista de São Caetano

Um homem foi morto na noite desta segunda-feira (15/04), no bairro de Boa Vista de São Caetano, em Salvador....

Mendonça rejeita ações que acusavam Nikolas Ferreira por transfobia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça decidiu nesta segunda-feira (15) rejeitar cinco notícias-crime protocoladas no ano...

Bahia tem 269 municípios em epidemia de Dengue

Os casos de Dengue em 2024 enfrentam um aumento acentuado na Bahia, com um crescimento de 667% em relação...

Salvador recebe edição Nordeste da Connected Smart Cities, maior evento de Cidades Inteligentes do Brasil

O Centro de Convenções de Salvador receberá nesta quinta-feira (18) uma edição especial do maior e mais importante evento...