Salvador: levantamento aponta 30 novos nomes com chances reais de vencer disputa para vereador

Um levantamento feito pelo Informe Baiano durante os meses de novembro e dezembro de 2019, além de parte de janeiro 2020, aponta 30 novos nomes com chances reais de vencer a disputa em Salvador para vereador esse ano.

O presente estudo não trata-se de pesquisa de intenção de votos e sim, de uma interpretação de cenário que pode mudar e sofrer alterações. A conclusão é baseada em percepções em campo, alcance nas redes sociais e conversas com dirigentes partidários, parlamentares e assessores. Vale reforçar ainda que qualquer candidato tem chances de vencer a eleição e essa reportagem é especulativa. Além disso, um novo levantamento será realizado nos meses de fevereiro e março. Também será divulgada em breve a lista dos 10 vereadores que estão na berlinda.

Em 2016, Salvador teve 984 pessoas na disputa por uma das 43 vagas para vereador. Foram 1.253.129 votos válidos, o que representa 81% dos eleitores. Quinze cadeiras foram alcançadas por novos candidatos e 28 por pessoas que já tinham o mandato. A renovação foi de 34 por cento. Esse ano, a expectativa é que a renovação seja um pouco menor e fique em torno de 30%. Ou seja, 13 vagas.
Os nomes de Celsinho Cotrim, Irmão Lázaro e Vilma Reis não foram incluídos na lista porque os mesmos afirmam que são pré-candidatos à prefeitura de Salvador.

Confira abaixo a lista com os nomes em ascensão:

Tancredo Isidório – Filho do deputado federal Pastor Sargento Isidório, é o nome do Avante e pode ser o mais votado da Câmara Municipal de Salvador. Na última eleição, em 2018, seu pai, que é pré-candidato a prefeito, teve 169 mil votos na capital baiana.

Priscila Chammas – Jornalista e ativista liberal, foi candidata a deputada federal pelo Novo e teve 20.673 votos em Salvador. É uma candidata em potencial e que tem um grande desafio também na montagem do partido.

Bispo Júlio – É um dos candidatos potenciais do partido Republicanos e comanda a Força Jovem, um dos movimentos mais importantes da Igreja Universal do Reino de Deus. Comenta-se que será o segundo mais votado da legenda.

Laina Crisostomo – Se define nas redes sociais como advogada feminista, lésbica, baiana, comunista, antiproibicionista e vegetariana. A presidenta do Movimento #TamoJuntas conta com uma militância aguerrida e que faz um barulho daqueles por onde passa. É a favorita no PSOL, onde teve 7.941 votos em Salvador para deputada federal. Eleita, a turma do DEM que se prepare.

Átila do Congo – O presidente do Sindicato dos Motoristas de Aplicativos conquistou a confiança da categoria graças ao trabalho firme contra a prefeitura de Salvador. Pesa também em seu favor o trabalho comunitário na região do subúrbio, onde é querido e deve ser um dos candidatos mais bem votado. O partido ainda é incógnita, mas vem mantendo conversas com PDT, PP e Patriota. Conta com o apoio dos deputados Cláudio Cajado e Leo Prates.

André Fraga – Forte nas redes sociais, chegou a ser cotado para ser vice de Bruno Reis e atinge em cheio o público jovem. O secretário municipal de Cidade Sustentável já admite nos bastidores que é candidato a vereador. É o principal nome do Partido Verde (PV).

Binho de Ganso – Líder comunitário com forte atuação na região do Cabula, onde sempre ultrapassou os 4 mil votos, conseguiu expandir o trabalho para outros bairros de Salvador, a exemplo de São Marcos e Pau da Lima. Se acertar no partido, com certeza será eleito.

Cristiane Correia – A presidente municipal do PSDB é jornalista e conta com o apoio do deputado federal João Gualberto. Simpática e estudiosa, sempre atuou nos bastidores e conhece bem o jogo político. Vem conquistando apoios de suplentes e lideranças comunitárias. Alguns, inclusive, abriram mão da candidatura e declararam apoio a Cristiane. O deputado e vereador Tiago Correia, caso não seja candidato, também vai apoiá-la.

Sérgio Kabrocha – Do PSDB, sabe fazer zuada e tem a ajuda do apresentador José Eduardo, mas precisa do apoio do deputado estadual Paulo Câmara, seu amigo pessoal, para sacramentar a candidatura. Circula bem na Cidade Baixa e a queda do vereador Vado Malassombrado na região, o beneficia. A “presença de Kabrocha faz a diferença” é o lema do candidato, que organiza time de futebol, viabiliza praças, entrega cadeira de rodas, coloca asfalto e iluminação nos bairros… É um polivalente.

Randerson Leal – Superintendente do Ibametro, conseguiu ampliar seu trabalho nos bairros de Salvador. Na última eleição, seu pai, o deputado estadual Roberto Carlos, teve 9.195 votos na capital. O dirigente do PDT, quando candidato a vereador, bateu 3.648 votos e ficou na primeira suplência.

Igor Manassés – Presidente do Cajazeiras Esporte Clube, tem um forte trabalho social e acompanha os passos do pai, o ex-deputado Manassés. Nas redes sociais, também tem uma atuação destacada. É um nome em ascensão e escolheu o PDT.

Alberto Pimentel – É secretário municipal de Salvador e também um dos principais dirigentes do PSL baiano. Vem fazendo um forte trabalho na área esportiva e conta com o apoio incondicional da deputada federal Dayane Pimentel, sua esposa, que teve 28.697 votos em 2018, na capital baiana.

Emerson Penalva – O empresário tem uma forte atuação nos bastidores e quem transita na política sabe que ele vem pra ganhar. Briga para ser o mais votado do Podemos.

Jaqson Souza – Chefe de Gabinete do deputado federal Bacelar, conhece muito bem os problemas e as lideranças da política soteropolitana. Já fez mais de 10 campanhas. No Nordeste de Amaralina, onde mora, o secretário-geral do Podemos é bastante querido. Mas precisa de uma “ajudinha” do seu líder-mor. Se tiver, tem grandes chances.

Everaldo Augusto – Figura respeitada no PCdoB, o ex-vereador tem um histórico de boas votações. O chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho vem realizando ações voltadas ao esporte e com isso, conseguindo apoios, inclusive de voluntários, importantes. Nos bastidores, a expectativa é que seja o segundo mais votado da legenda, que pretende eleger 4. Outros nomes novos também estão na briga.

Arnando Lessa e Gilmar Santiago – Os dois ex-vereadores do PT estão avançando nas comunidades, promovendo debates e reconstruindo as bases eleitorais. Porém, ambos, insistem em um erro crucial: simplesmente ignoram as redes sociais. É importante frisar ainda que sem uma candidatura majoritária forte será muito difícil o PT eleger mais de três vereadores.

Plácido Faria – Ex-vereador, o advogado retomou há dois anos seu atendimento jurídico em comunidades e está reconstruindo as bases eleitorais. Além disso, vem atuando nos bastidores. Tem excelentes relações com figurões da política baiana, incluindo senadores e deputados. Comenta-se que quer filiar-se ao DC, PMN ou Patriota.

Edcity – O pagodeiro já tem bases formadas em bairros do centro da cidade, a exemplo de Calabar e Gamboa. Se realmente tiver o apoio do colega e deputado federal Igor Kannário, é um forte candidato. Porém, o parlamentar pode apostar em outro nome.

Aritana de Oxóssi – Não somos vidente, mas é notório que o ‘Sacerdote do Povo’ tem um forte trabalho social e de ajuda aos menos favorecidos em toda Salvador, principalmente, nos bairros de Marechal Rondon, Canabrava, Cajazeiras, Centro da cidade e Dique do Cabrito. Atende em seu escritório no Pelourinho mais de 50 pessoas diariamente. Na Caminhada do Bonfim, fez um estardalhaço com mais de 300 cartazes repletos de agradecimentos a Deus, Buda, Jesus Cristo e claro, os Orixás. Filiou-se ao PP e dificilmente algum candidato supera sua votação, mesmo aquela que tem o apoio do ‘Bonitão’ João Leão.

Fabrício Araújo – Assessor do deputado estadual Niltinho, conta com o apoio de forças empresariais e vem desenvolvendo trabalhos comunitários pontuais. É um bom candidato, mas precisa de mais gás.

Sandro Bahiense – O amigo do bairro da Liberdade e ‘Defensor da Paz’, é uma das figuras que está construindo o Patriota com o presidente Jean Sacramento, em Salvador. Mas também pode filiar-se ao PSL. Na última eleição, teve 3.884 votos. Candidato dos deputados Elmar Nascimento e Diego Coronel, tem chances reais de ganhar a eleição. Porém, precisa conquistar apoios em outros bairros. Do contrário, suplência mais uma vez.

Anderson Ninho – Teve 6.384 votos na eleição de 2016, mas ficou de fora da Câmara Municipal após uma articulação perversa em que caiu como um pato. Estuda ingressar no Republicanos. Uma outra opção é o Patriota, onde tem chances reais e todo mundo é ‘japonês’. Ninho conta com o apoio dos deputados Targino Machado e João Roma.

Márcio Ribeiro – Evangélico e ligado aos deputados Samuel Júnior e Alex Santana, deve ser um dos candidatos da Assembléia de Deus. Na última eleição, ganhou, mas não levou. Explico: seu partido na época, o PEN, conseguiu os 28 mil votos necessários para eleger um vereador, mas Márcio, o candidato mais votado da referida sigla, não atingiu o coeficiente eleitoral de 10%. Teve 2.695 votos e não tinha o apoio dos parlamentares citados. É do Patriota.

Adriano Meireles – Montador de partido, o ex-vereador é o presidente municipal do PMN, sigla que pode eleger o vereador menos votado dessa eleição. Vem comendo pelas beiradas e conta com dois apoios de peso: Pedro Tavares (deputado) e Hildécio Meirelles (ex-deputado).

Marcelo Maia – Líder comunitário com forte atuação em demandas de serviços, como asfaltamento e iluminação, tem credibilidade junto a população de Brotas e na última eleição para vereador foi o segundo mais votado no bairro, ficando atrás apenas do atual deputado Hilton Coelho, que o superou com 1 voto. Sem Hilton por perto, Maia pode abocanhar muitos votos da esquerda também. A expectativa é que supere consideravelmente a votação de 2.308 votos de 2016. Deve disputar pelo PMN.

Bento Júnior – Tesoureiro e presidente da Juventude do MDB, uniu forças com Larissa Moraes, que na última eleição teve 6.500 votos. O jovem natural de Chorrochó, assim como a maioria do povo do interior, sabe fazer política. Conta ainda com apoiadores de peso da política baiana, inclusive, um ‘Gordinho’ e um secretário municipal.

Nestor Neto – O eterno candidato a vice-prefeito de Mário Kertész, que esbanjava belíssimos ternos de grife nas caminhadas, mais uma vez, tenta viabilizar-se para vereador de Salvador. Se você não ver os cartazes dele na rua no início do pleito, não se espante. Nestor garante que só faz campanha nos últimos 18 dias. Na última que disputou, em 2016, teve 6.180 votos. É do MDB.

Elton Pinto da M12 – É o candidato do presidente do PSC, Héber Santana. Porém, sua missão não é fácil, já que o partido deve eleger dois vereadores e ele tem como concorrentes diretos Ricardo Almeida, Alberto Braga e talvez, Lorena Brandão.

Sulivan Santos – Do subúrbio, o radialista filiado ao PSB é um queridíssimo, principalmente, no bairro do Lobato, onde faz de tudo para conquistar o coração dos vizinhos. Sulivan organiza bingos, entrega de cestas básicas, articula atendimentos médicos e briga com órgãos do governo e também da prefeitura por obras. Nas redes sociais, suas postagens atingem um alcance maior que boa parte dos parlamentares. Cresceu bastante em relação ao último pleito, quando teve 1.678 votos. Se tiver uma ajudinha de sua madrinha, Fabíola Mansur, pode garantir a cadeira.

Vencedor do Big Brother da Inglaterra divulga cenas de sexo com ex-namorada sem o consentimento

O vencedor do Big Brother da Inglaterra, Stephen Bear, 31 anos, foi preso no último final de semana por filmar e divulgar sem o consentimento da ex-namorada,...

Aprenda a fazer um caldo diurético de cebola e aipo

Para combater a retenção de líquidos e dar um descanso ao corpo de todos os excessos de dezembro, prepare um caldo de aipo e cebola. A receita...

ALBA aprova Orçamento do Estado, novos decretos de calamidade pública e renuncia a recesso legislativo

A Assembleia Legislativa da Bahia não entrará em recesso legislativo, por acordo entre as bancadas da maioria e da minoria, a partir de sugestão do presidente da...

Pero Vaz: moradores denunciam obra inacabada e temem tragédia

Moradores da 2ª Travessa Bonfim, no bairro do Pero Vaz, entraram em contato com o Informe Baiano, nesta segunda-feira (18/01), e denunciaram uma obra da Prefeitura de...