O secretário de Justiça e Cidadania de Roraima, Uziel de Castro, disse hoje (17) que a rebelião que ocorreu na tarde de ontem (16) na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, foi uma determinação nacional da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), em São Paulo, de atacar os integrantes do Comando Vermelho, grupo criminoso do Rio de Janeiro.
“Eles declararam guerra entre as facções. Estamos percebendo em nível nacional o rompimento desse acordo entre eles”, disse Castro, explicando que existem ramificações dos grupos em vários estados do país.
Segundo ele, também ocorreram rebeliões no Pará e em Rondônia, com a mesma motivação. De acordo com Castro esse movimento entre as facções está sendo observado nos presídios há cerca de uma semana.
Estado rebaixa número de mortos para dez
Nesta manhã, a Sejus (Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima) corrigiu os números de presos assassinados para dez em vez dos 25, que foram informados pela Polícia Militar, na noite de ontem.
Seis presos ficaram feridos e foram levados para o Hospital Geral de Roraima. Eles não correm risco de morte e devem receber alta ainda hoje.