Cidadãos poderão destinar 3% do imposto de renda retido a projetos sociais

Foto: Jefferson Peixoto

O período para declaração do Imposto de Renda 2020 está chegando. Entre os dias 2 de março e 28 de abril, contribuintes terão que prestar contas ao fisco podem aproveitar para destinar até 3% do imposto retido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). O valor arrecadado é destinado a dezenas de projetos sociais em prol da defesa dos direitos de crianças e adolescentes de Salvador.

O FMDCA, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres Infância e Juventude (SPMJ), é responsável pela captação dos recursos. No ano passado, 34 instituições foram beneficiadas após aprovação dos projetos sociais via edital de chamamento público. Uma das organizações foi a Associação Sons do Bem, localizada na Rua Dois de Fevereiro, 10, no bairro de Cidade Nova.

A entidade, que passou alguns anos fechada por conta da carência de recursos, conseguiu reabrir as portas graças ao apoio do fundo. Desde o ano passado, 120 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 17 anos, praticam atividades como capoeira, balé, dança, teatro, violão, mediação de literatura e iniciação musical ao violão. As aulas beneficiam moradores de localidades do entorno, como IAPI e Pero Vaz, além de crianças e jovens encaminhados pela Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano.

De segunda a sexta-feira, as tardes da pequena Stefani Gomes, 8 anos, são ocupadas pelas oficinas da associação. Apaixonada por música, ela integra as turmas de dança e balé e faz questão de comparecer todos os dias. “Ela ama isso aqui, sempre dou um jeito de trazer”, conta a mãe, a vendedora Vanessa Cristina Gomes, 30 anos, moradora de Cidade Nova.

As atividades da Associação Sons do Bem também fazem a diferença na vida do pequeno Ravi Lima, de 5 anos. Diagnosticado com hiperatividade, ele tinha dificuldade de concentração e convívio em grupo. De acordo com o tio, o assistente em licitação José Ferreira Filho, o quadro clínico tem apresentado significativa melhora com as aulas de capoeira, que vem fazendo há um ano. “Esse projeto é maravilhoso, tem mudado a vida de nossas crianças. Lá em casa nos revezamos para trazê-lo, mas ele vem todas as tardes, no contraturno da escola”, afirmou Ferreira Filho.

Transformando vidas – A coordenadora geral da instituição, Carlinda Santos, fala emocionada sobre o impacto do trabalho da entidade na vida das crianças e adolescentes da comunidade. “Aqui ouvimos muitas histórias e, graças ao poder transformador da arte, conseguimos recontá-las de outra forma. Estamos muito felizes em poder cuidar da juventude, mostrando que a cultura é a melhor ferramenta de inserção social”, disse, lembrando que mais 50 alunos aguardam novas vagas em uma lista de espera.

Para a titular da SPMJ, Rogéria Santos, o gesto simples do contribuinte tem um valor bastante significativo na vida de crianças e jovens soteropolitanos. “É possível destinar até 3% do imposto retido para o FMDCA, diretamente na declaração de imposto de renda. Desta forma tão simples é possível ajudar crianças e adolescentes de Salvador, por meio de inúmeros projetos sociais voltados para reabilitação, inclusão digital, esportes, cultura, reforço escolar e apoio à defesa dos direitos e muito mais”, explica. O passo a passo será informado em campanha a ser divulgada pela Prefeitura.

Quadriciclos do Corpo de Bombeiros abandonados em condomínio de ex-secretário

Dois quadriciclos do Corpo de Bombeiros da Bahia foram encontrados em um condomínio de luxo, em Costa do Sauípe, neste domingo (24/01), conforme divulgou em um vídeo...

Grupo francês conhece potenciais para investimentos do Extremo ao Baixo Sul da Bahia

Uma comitiva de atração de investimentos do Governo do Estado, chefiada pelo vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, esteve nas regiões Sul, Baixo Sul e Extremo...

REDE confirma afastamento de Magno Lavigne: “Não toleramos atitudes ofensivas”

A porta-voz estadual da Rede, Iaraci Dias, confirmou através de nota pública neste sábado (23) o afastamento de Magno Lavigne do quadro da direção partidária. De acordo...

BNDES aprova financiamento de R$ 450 milhões para exportação de aviões

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 450 milhões para exportação de aviões brasileiros produzidos pela Embraer para a companhia aérea...