Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Em Cajazeiras, Rui e ACM Neto inauguram nova unidade de saúde

Demanda antiga da comunidade, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cajazeiras já passa a atender, a partir de segunda-feira (17), aos moradores de Jaguaripe I e adjacências, na região de Cajazeiras. A inauguração do novo posto foi realizada nesta sexta-feira (14) com as presenças do prefeito ACM Neto e do governador Rui Costa, acompanhados do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, do secretário estadual Fábio Vilas Boas, demais gestores, autoridades e população.

Construído pelo governo do Estado, o equipamento ficará sob a gestão da Prefeitura. O investimento municipal anual será superior a R$2 milhões para assegurar o funcionamento do serviço. Com esta, já chega a nove o número de unidades de atenção básica no Distrito Sanitário de Cajazeiras, o que possibilita um salto na cobertura de saúde na região de 21,4%, em 2012, para mais de 58% neste início de 2020.

b3fdc8a9 72e7 44ae ad90 ea468f4b6e01

“Aqui nesta região tivemos um avanço extraordinário. Isso significa um trabalho de prevenção, um trabalho mais próximo de onde está o cidadão, da sua residência. É um investimento que, no futuro, vai significar muito menos problemas na saúde pública de Salvador”, afirmou ACM Neto.

“Estamos ampliando, em um trabalho conjunto entre Governo do Estado e prefeitura, a atenção básica em Salvador. Eu digo sempre que a melhor política de saúde é a de prevenção e é isso que nós estamos fazendo”, afirmou Rui, que lembrou que ainda falta entregar as UBS do Imbuí, IAPI, Itapuã, Pirajá e San Martin. A partir da inauguração, a Prefeitura de Salvador passa a gerenciar a unidade.

“Essa é uma unidade de saúde de grande porte que vai conseguir, através dessa entrega, a ampliação das equipes de saúde da família em Salvador. Ainda é muito distante do que a cidade precisa, mas demonstra o esforço que a Prefeitura está fazendo para conseguir assistir a população. Com isso, a gente faz o que é mais importante em saúde pública, que é a prevenção”, destacou o secretário Leo Prates.

Estrutura – A UBS Cajazeiras terá três equipes de Saúde da Família e outros três de Saúde Bucal. Os profissionais que atuarão na unidade são médicos generalistas, cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, além do corpo administrativo. O espaço terá capacidade para atender cerca de 460 pessoas por dia.

Serão ofertados serviços de saúde com foco principal na atenção primária através dos programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme para crianças, adultos e idosos. Além disso serão disponibilizados serviços de curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacina, marcação de consultas e dispensa de medicamentos.

3532c3a7 f8a3 4fed a959 a3fc19a981af

O serviço foi comemorado por residentes como o músico Jorge Andrade, 44 anos, morador há 35 deles da vizinha Fazenda Grande II. “Esta UBS aqui vai abranger a necessidade de um povo carente, no qual muitos não têm nem condições financeiras de pegar transporte. Vai facilitar bastante o atendimento básico de saúde aqui”, avaliou.

Moradora de Jaguaripe, a dona de casa Caroline Conceição, 32 anos, contou que vai deixar de percorrer longas distâncias para conseguir consultas pertinho de casa. “Tinha que ir até mesmo a Águas Claras e Valéria e, mesmo assim, às vezes não conseguia nem ser atendida. Agora, vou caminhar apenas 10min da minha casa para cá”, disse.

Professores da Rede Estadual de Feira de Santana paralisam atividades

Professores da Rede Estadual de Feira de Santana paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29/04). O protesto segue até terça-feira (30/04), conforme decisão tomada em...

MORTE NO DEPÓSITO: jovem ainda tentou fugir dos assassinos em Feira de Santana

Um jovem de 19 anos identificado como Cláudio Falcão Brito Júnior foi assassinado em Feira de Santana, no domingo (28/04). A ocorrência foi dentro...

Professores da Rede Estadual de Feira de Santana paralisam atividades

Professores da Rede Estadual de Feira de Santana paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29/04). O protesto segue até terça-feira...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Professores da Rede Estadual de Feira de Santana paralisam atividades

Professores da Rede Estadual de Feira de Santana paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29/04). O protesto segue até terça-feira...

MORTE NO DEPÓSITO: jovem ainda tentou fugir dos assassinos em Feira de Santana

Um jovem de 19 anos identificado como Cláudio Falcão Brito Júnior foi assassinado em Feira de Santana, no domingo...

CINCO FERIDOS! Motorista perde controle de carro e atinge bombas de posto de combustível em Salvador

Um acidente no bairro da Boca do Rio, em Salvador, na madrugada desta segunda-feira (29), deixou cinco pessoas feridas....

TIROS! Bandidos do CV invadem hospital em Brumado para concluir assassinato

Dois criminosos invadiram o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, na cidade de Brumado, e executaram um paciente, na manhã...