Salvador tem o maior pré-Carnaval dos últimos tempos

Foto: Valter Pontes

Primeiro foi o Fuzuê, que reuniu cerca de 800 mil pessoas ontem (15) no Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra). Hoje (16), no mesmo circuito, já acontece o Furdunço, com a expectativa de atrair, até o final da noite, um milhão de foliões. E, nesta terça-feira, tem o Pipoco, outro evento do pré-Carnaval soteropolitano que promete arrastar uma multidão também entre a orla de Ondina à Barra. 

Haja fôlego para brincar tanta festa. Somando Carnaval, que só começa oficialmente na quinta-feira (20) e se estende até a terça-feira (25), e o pré-Carnaval, que também inclui a animação do Circuito Sérgio Bezerra, com os tradicionais grupos de sopro e percussão que se apresentam na noite desta quarta-feira (19), na Barra, são dez dias de folia na capital baiana. 

“O pré-Carnaval mostra que teremos o mais organizado e movimentado Carnaval dos últimos tempos na cidade, que está tomada de turistas, se somando ao público local que tradicionalmente já curte a festa antes dela começar oficialmente. Não poderia haver um tema melhor para a folia deste ano: O Carnaval dos Carnavais”, disse o prefeito ACM Neto, que participa do Furdunço ao lado do vice-prefeito Bruno Reis, do presidente da Saltur, Isaac Edington, das filhas e familiares. 

Para o prefeito, com o sucesso da folia, o clima de otimismo toma conta desde o trade turístico ao ambulante. “Todo esse movimento meche com a economia da cidade. Esperamos gerar, apenas no Carnaval, 250 mil empregos. São quase R$2 milhões injetados na economia. E tudo em clima de paz, de tranquilidade, como tivemos ontem no Fuzuê e certamente teremos hoje no Furdunço. Ninguém faz essa festa como Salvador faz”, salientou.  

Novos foliões – Para Isaac Edington, presidente da Saltur, instituição que organiza a folia na cidade, o pré-Carnaval cumpre uma missão importante: a de formar os futuros foliões. “A gente está vendo que a cidade estava ansiosa pelo Carnaval. Ontem (15), no Fuzuê, tivemos mais de 30 entidades participando e a presença de famílias inteiras. Teve do avô ao netinho marcando presença. E as pessoas vindo fantasiadas. São as crianças, futuros foliões, aprendendo a viver o Carnaval”, avaliou. 

Para ele, o pré-Carnaval é um momento de confraternização entre os foliões. “As pessoas se prepararam para vir, vestiram as suas roupas carnavalescas e se confraternizaram. Hoje, com o Furdunço, que já tem atrações com uma música mais eletrônica, enquanto o Fuzuê lembra mais os antigos carnavais, a temperatura já sobe um pouco mais. E sobe mais ainda na terça com o Pipoco”, acrescentou Edington. 

Teste – O vice-prefeito Bruno Reis lembrou que o pré-Carnaval serve também como um período de testes dos serviços públicos colocados à disposição dos foliões. “A Prefeitura tem dez mil profissionais trabalhando para que tudo dê certo, desde a distribuição dos ambulantes até a colocação das barreiras de trânsito e a operação de transporte. E, graças a Deus, está tudo indo muito bem”.
  
Pipoco – O pré-Carnaval de Salvador continua nesta terça-feira (18) com o Pipoco, a partir das 19h, no Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra). Quem comanda a festa é o gigante Léo Santana.

Morre atriz Eva Wilma

A atriz Eva Wilma, 87 anos,  morreu neste sábado (15/05). Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e tratava um câncer de ovário. A artista...

Mulheres que atacaram 9 supermercados em Remanso são presas

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Remanso) prenderam, na sexta-feira (14), duas mulheres suspeitas de furtos em, pelo menos, nove estabelecimentos comerciais da cidade. Uma delas foi flagrada dentro...

Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago

Estudo inédito internacional sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse...

Cristo recebe iluminação para incentiva a vacinação contra a covid-19

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebe, neste sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação, que acontecerá entre...