Campanha “Meu Corpo Não é sua Fantasia” promove ações educativas no Carnaval

O Carnaval começou oficialmente nesta quinta-feira (20), mas a campanha “Meu Corpo Não é sua Fantasia” já está nos circuitos da folia alertando para o combate ao assédio sexual e a violência contra a mulher. O projeto é idealizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Salvador, por meio da presidente, a vereadora Ireuda Silva (Republicanos).

A primeira blitz conduzida pela republicana ocorreu na noite da última quarta-feira (19), no desfile de fanfarras na Barra, e retornou nesta quinta, dia da abertura. “Temos repetido que a mulher tem o direito de sair às ruas e ir à festa, vestida como quiser, sem ser importunada sexualmente, receber apalpadelas e ser beijada à força. O machismo tenta nos fazer acreditar que, quando uma mulher usa roupas curtas, está colocando o próprio corpo à disposição, como se fosse um objeto ou uma mercadoria, discurso que precisamos combater”, diz Ireuda.

A vereadora lembra que, “no Carnaval o número de assédios aumenta exponencialmente”, o que torna o momento ainda mais oportuno para se discutir o assunto. “Nosso objetivo maior é que o debate e a conscientização se estendam ao longo do ano. O combate ao assédio e à violência contra a mulher deve acontecer diuturnamente”, acrescentou.

Últimas Noticias