Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ritmos de matrizes africanas embalam penúltimo dia de Carnaval do Pelô

O penúltimo dia de Carnaval do Pelô já começou a deixar um clima de saudade nos corações dos foliões. Mesmo assim, o que não faltou foi animação. Percussão, jazz, samba, rap e arrocha entraram neste caldeirão musical.

A espiritualidade e música de matrizes africanas abriu a programação no palco principal. ‘Saudação às Matriarcas’ teve como proposta fundir ritmos ancestrais das nações Ketu, Gêge e Angola, como Ilú, Ijexá, Alujá, Kabila, com o jazz. O projeto reuniu o grupo PRADARRUM, capitaneado pelo percussionista Gabi Guedes, o griô senegalês Doudou Rose e a cantora brasiliense Nãnan. O show prestou homenagens a Iyalorixás e Alabês que lutaram pela manutenção das suas comunidades, história e espiritualidade.

“Essa é a nossa maneira de homenagear as nossas matriarcas que nos deixaram um legado, uma cartilha que devemos seguir para preservarmos a nossa cultura e a nossa ancestralidade”, disse Gabi Guedes, ao abrir o show com a canção-tema intitulada ‘Senhora Mãe’, uma homenagem à Mãe Menininha do Gantois, a mais famosa mãe-de-santo da Bahia.

Em seguida, o samba agitou a noite, com o projeto ‘Eu Sambo Mesmo’, de Simone Mota, Mazzo Guimarães e Luciano Salvador Bahia. Foram entoados sucessos inesquecíveis como ‘Não Deixe o Samba Morrer’, ‘Brasil Pandeiro’, ‘Coração Leviano’ e ‘Com que roupa?’. O resultado foi um grande e belíssimo coral cantando em alta voz cada uma destas letras imortais, que fazem sucesso até hoje e revisitam a história do samba brasileiro. Adaptados para o ritmo, sucessos da MPB também fizeram parte do repertório, que contou com obras de Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia, João Bosco, dentre outros.

A noite terminou ao som do arrocha com a banda Pra Casar, que trouxe sucessos de diversos artistas do gênero.

Outros palcos

O destaque entre os palcos do Pelô foi o Largo Tereza Batista que virou espaço para o Carnaval do Rap. Os rappers baianos Mr.Armeng e Vandal, conhecidos no cenário do Hip Hop nacional e da musica baiana, atraíram os admiradores deste gênero considerado inusitado na folia.

Enquanto Mr Armeng contou com as participações da Soul, Tá! Crew e do artista plástico grafiteiro Oliver Dórea, Vandal se apresentou com a DJ Bruxa Braba e o DJ Poeira, além de ter convidado a cantora Áurea, do bairro de Cajazeiras. Nesta terça-feira (25) tem mais rap no largo, com shows de Nouve e Nova Era, às 15h e às 17h30.

Ainda no Largo Tereza Batista, a banda Escola de Música Irmãos Macêdo levou o som da guitarra baiana e mais homenagens ao ‘Setentrio’, os 70 anos do trio elétrico. A programação terminou ao som do reggae de Danzi & Jahfreeka Soul.

No Largo Pedro Archanjo, a tarde começou com muita diversão com a banda Gatos Multicores. O show foi marcado por músicas dançantes, performances engraçadíssimas e um figurino bastante colorido com maquiagem, também, de felinos sapecas. Já a noite começou com Guiguio, voz potente da música afro na Bahia. Em seguida, mais uma noite de baile à moda antiga, com o carnaval da orquestra do maestro Zeca Freitas. A guitarra baiana ressoou no largo ao som de Júlio Caldas. A noite terminou com Alexandre Leão.

Também teve programação infantil abrindo o Largo Quincas Berro D’Água, com Lore Improta trazendo muita música e dança. Em seguida, o axé da banda Marcato trouxe alegria ao fim de tarde. A noite teve samba com Shalom Adonay e Viola Paraguaçu. Mais tarde, o largo lotou de foliões animados para curtir as marchinhas da banda Bailinho de Quinta. E Ana Mametto fechou com chave de ouro a programação.

Microtrio pela preservação das águas

Com o tema ‘Em Águas’, o Microtrio Ivan Huol chamou atenção pela decoração inspirada no fundo do mar, e despertou os foliões para a importância da valorização hídrica e da preservação das águas dos mares, oceanos e rios. Conchas, algas e peixes estampavam o microtrio, que levava à frente uma manequim dessas usadas em loja, equipada com acessórios de mergulho e frases pintadas no corpo como ‘meu corpo, minhas regras’ e ‘não é não!’, uma referência à campanha Respeita as Mina, realizada pelo Governo do Estado.

“O tema surge como resposta ao descaso com o meio ambiente presenciado no Brasil nos últimos anos, que contamina nossos mananciais hídricos, o descaso com o óleo nas praias do nordeste”, explicou o ator Beto Mettig, que é responsável também pela comunicação do microtrio.

Ainda desfilou no Pelourinho, na tarde de segunda-feira (24), o nanotrio Pelô Bossa Reggae, conduzido pela banda Estylo Candeal e sua percussão. Como já era de se esperar, no repertório muitos sucessos da Timbalada, além de canções do baiano Edson Gomes e de outros cantores nordestinos como Alceu Valença e Geraldo Azevedo.

Carnaval do Pelô

Realizado pelo Governo do Estado, o Carnaval do Pelô leva cinco dias de folia ao Centro Histórico de Salvador, com atrações que contemplam os diversos ritmos e tribos. O Largo do Pelourinho é palco dos principais shows da festa, promovendo encontros musicais variados para marcar a memória de cada folião.

Nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, a mistura tem axé, samba, orquestra, antigos carnavais, rap, afro, guitarra baiana, arrocha e reggae, além de bailes infantis para unir toda a família. As ruas do Pelô mantêm a tradição dos desfiles dos grupos e bandas, sempre em clima de animação e muita paz. Tudo isso torna o Pelourinho o circuito mais diversificado e democrático da folia.

Carnaval da Cultura

Fundamentado nas matrizes que construíram a nossa história, expressadas através das danças e musicalidade dos blocos afro e dos afoxés, na alegria e no gingado do samba, na força e balanço do reggae, que integram o Carnaval Ouro Negro em 2020. Com a diversidade de gerações e de ritmos que ocupam os palcos do Carnaval do Pelô, e que ainda toma conta das ruas mantendo a tradição que une os foliões no Centro Histórico.

Por meio desses projetos de grande participação comunitária e popular, o Carnaval da Cultura, que integra o Carnaval da Bahia, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), dá continuidade às políticas de preservação e democratização na maior folia do mundo, que segue colorida, diversa e com o espírito folião que contagia todo baiano.

Em CPI, dono do Botafogo fala sobre supostas manipulações de jogos

O empresário John Textor, norte-americano que é o sócio-majoritário do Botafogo SAF, depôs nesta segunda-feira (22) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado...

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Em CPI, dono do Botafogo fala sobre supostas manipulações de jogos

O empresário John Textor, norte-americano que é o sócio-majoritário do Botafogo SAF, depôs nesta segunda-feira (22) à Comissão Parlamentar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Em CPI, dono do Botafogo fala sobre supostas manipulações de jogos

O empresário John Textor, norte-americano que é o sócio-majoritário do Botafogo SAF, depôs nesta segunda-feira (22) à Comissão Parlamentar...

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...