Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Rio de Janeiro tem cinco casos suspeitos do novo coronavírus

O estado do Rio de Janeiro investiga cinco casos suspeitos do novo coronavírus. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou que foram identificados os sintomas compatíveis com a doença em dois pacientes na cidade do Rio, dois em Niterói, na região metropolitana, e um em Nova Iguaçu, na baixada fluminense.

Os dados são referentes a ontem (26), fechados às 16h, e a atualização é feita todos os dias. Segundo a secretaria, o boletim informativo do Ministério da Saúde, divulgado diariamente às 16h, é fechado com informações repassadas até as 12 horas pelos estados.

Segundo a secretaria, ainda não há nenhum caso de coronavírus confirmado no estado. “A população não precisa se alarmar, mas deve continuar a ter cuidados básicos de prevenção ao contágio”, disse nota enviada pela SES, reiterando que os protocolos de atendimento padronizados pelo Ministério estão sendo seguidos, bem como o plano de contingência da secretaria.

Plano de Contingência
A Secretaria de Saúde divulgou ontem (26) o plano de contingência para o novo coronavírus, elaborado após a realização de um workshop no dia 17. Participaram representantes da SES, das secretarias municipais de saúde dos 92 municípios do estado, de hospitais universitários, hospitais militares e hospitais privados.

No plano, disponível no site da secretaria, é destacado que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou como elevado o risco do surto de coronavírus, e que a taxa de mortalidade, em janeiro, estava em torno de 2% dos casos.

Os objetivos das medidas adotadas são limitar a transmissão humano a humano; identificar, isolar e cuidar dos pacientes o mais rápido possível; e divulgar informações críticas sobre riscos à sociedade, combatendo a desinformação.

A organização da resposta ao contágio está dividida em quatro etapas, iniciando em notificação de casos. Os níveis seguintes de ação serão acionados em caso de necessidade, caso o surto venha a se desenvolver dentro do estado e de acordo com o nível de transmissão do coronavírus entre pessoas.

As recomendações para evitar o contágio são:
– Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
– Evitar ambientes com muita aglomeração;
– Utilizar álcool em gel nas mãos.

Salvador amplia faixa etária para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta terça-feira (23) a vacinação contra a dengue para o público da faixa etária de...

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais, anuncia Lula

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais, anuncia Lula Ricardo Stuckert/PR Lançamento do Acredita: Lula anunciou novidades também para o Pé-de-Meia Além de reestruturar parte...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Salvador amplia faixa etária para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta terça-feira (23) a vacinação contra a dengue para o...
Fundação Jose Silveira

Salvador amplia faixa etária para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta terça-feira (23) a vacinação contra a dengue para o...

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais, anuncia Lula

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais, anuncia Lula Ricardo Stuckert/PR Lançamento do Acredita: Lula anunciou novidades também para...

Falso professor é preso em flagrante em universidade federal no interior da Bahia

Um homem foi preso em flagrante suspeito de se passar por um professor da Universidade Federal do Sul da...

Atendimento da Semob para táxi e transporte escolar é retomado nesta terça (23)

Os permissionários de transporte escolar e taxistas de Salvador que estão aguardando atendimento na Coordenação de Transportes Especiais (Cotae),...