Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Nova ligação vai melhorar mobilidade entre a Mata Escura e a BR-324

Mais uma importante intervenção viária, a ser construída pela Prefeitura, vai melhorar a mobilidade de uma das regiões mais povoadas de Salvador. A ligação entre a Mata Escura e a BR-324 teve as obras iniciadas nesta terça-feira (3), após ordem de serviço assinada na Rua Direta do bairro pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais autoridades, populares e imprensa.

O prefeito explicou que a medida foi tomada devido à região ter crescido bastante na quantidade de comércio e residências. A Avenida Dom Avelar Brandão Vilela, única ligação estruturante de acesso ao bairro, está colapsada, com engarrafamentos a qualquer hora do dia.

“A Prefeitura estudou um projeto que implica em pouquíssimas desapropriações e, hoje, estamos começando a concretizar um sonho histórico do bairro. Essa ação vai trazer uma nova condição de mobilidade, novo vetor de desenvolvimento econômico e valorização não só dos imóveis, mas também da qualidade de vida de quem vive e trabalha aqui na Mata Escura”, afirmou ACM Neto.

Mais fluidez – Com investimento de cerca de R$13 milhões e previsão de conclusão até o fim de 2020, a nova via terá 2,3 quilômetros de extensão. Quando concluída, vai possibilitar a conexão do fluxo proveniente da Avenida Barros Reis e do Arraial do Retiro com o sistema viário do bairro da Mata Escura. O trecho inicial do projeto se localiza no entorno da estação metroviária de Bom Juá e finaliza no alto do bairro de Mata Escura, ao lado do terreiro de candomblé do Bate Folha.

Os serviços envolvem obras de pavimentação, drenagem, implantação de ponte e contenções de encosta. A nova ligação entre a rodovia federal e Mata Escura pretende promover o ordenamento e a melhoria da mobilidade dos veículos, além da circulação dos pedestres.

9a2b8d96 da0d 433c b455 988fb9c73e8a

O vice-prefeito e titular da Seinfra destacou que a realização desta nova ligação viária foi um grande desafio, já que foi necessário identificar um terreno com traçado ideal para a implantação da nova via, dentro de uma área que está repleta de imóveis.

“O projeto original previa a desapropriação de duas mil casas, ou seja, era inviável do ponto de vista financeiro e do impacto na vida das famílias. Tivemos que verificar pessoalmente a viabilidade do traçado e o novo projeto foi elaborado em tempo recorde. A obra trará o mínimo de transtorno às famílias, que esperam há 60 anos por uma intervenção como essa”, completou Bruno Reis.

*Demais locai*s – Além da Mata Escura/BR-324, outras ligações viárias estão sendo construídas pela Prefeitura e darão ainda mais fluidez ao tráfego e qualidade de vida aos cidadãos. Dentre elas estão as ligações entre a Avenida Gal Costa e Pau da Lima; Jardim Nova Esperança à Avenida Mário Sérgio; acesso às avenidas Magalhães Neto e Tancredo Neves; e a requalificação da Avenida Aliomar Baleeiro – Estrada Velha do Aeroporto.

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta sexta-feira (19). A...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em suas respectivas posições. Ao todo,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...
Fundação Jose Silveira

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Em 2023, os 10% da população brasileira com maiores rendimentos domiciliares per capita tiveram renda 14,4 vezes superior à...

POLÊMICA E ESPECULAÇÕES: Davi se pronuncia e responde sobre suposto afastamento de Mani Rego

Após uma série de especulações sobre um suposto afastamento de Mani Rego, o campeão do BBB 24, Davi Brito,...