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Secretaria da Educação promove encontro territorial sobre Censo Escolar

Com o objetivo de avaliar a coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2019, técnicos dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), que atuaram na obtenção dos dados, participam de um encontro no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, até esta quarta-feira (4). O Censo Escolar da Educação Básica é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área e funciona como uma ferramenta para acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.

Ao longo da atividade, iniciada nesta terça (3), os técnicos participantes farão um balanço das ações da execução da primeira etapa. Além disso, serão compartilhadas experiências e também será feito um alinhamento de práticas para a obtenção de informações. A programação inclui ainda discussões sobre assuntos como Busca Ativa de estudantes fora da escola, Novo Ensino Médio, Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), Sistema de Gestão Escolar (SGE) e outros.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participou da abertura do evento e destacou o papel dos técnicos neste trabalho. “A gente tem que fazer este exercício de escuta e é bom quando temos uma equipe competente e qualificada. Agradeço a cada NTE presente e o esforço dos técnicos neste importante trabalho realizado para a coleta dos dados do Censo da Educação em cada território”.

Para a técnica do Núcleo Territorial de Vitória da Conquista (NTE 20), Alame Lopes, o trabalho realizado pelo Censo é essencial para a Educação. “O Censo é muito importante pelo fato de poder melhorar as políticas públicas através das informações obtidas. Quanto mais a gente informa com veracidade os dados, logicamente haverá mais melhorias no campo da Educação”, afirmou.

Mais sobre o Censo

O Censo Escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos estudantes, ao final do ano letivo.

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