Nordestina recebe segunda edição de 2020 da Feira Cidadã

Milhares de moradores de Nordestina e municípios vizinhos foram atendidos nas primeiras horas da Feira Cidadã, aberta na manhã desta quinta-feira (5). O evento, que oferta serviços gratuitos de saúde e cidadania, segue até esta sexta-feira (6), na Avenida Luís Eduardo Magalhães, em frente ao Ginásio de Esportes.

Promovida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a Feira deve atender, nesta edição em Nordestina, cerca de 10 mil pessoas. “Esta é a 52ª edição da Feira e a segunda de 2020. Nordestina é um município carente do semiárido e um evento como esse ajuda muito a população local e também de cidades adjacentes”, destacou o coordenador da Feira, pelas VSBA, Edvaldo Gomes.

O público tem acesso a consultas oftalmológicas e odontológicas e, ainda, a exames como ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x do tórax e preventivo. Também serão ofertados serviços de emissão da primeira e segunda vias de RG, CPF e antecedentes criminais. Espaços Nutricional e de Beleza, bem como brinquedoteca, também integram a estrutura do evento.

A técnica de enfermagem Edinaide Reis aproveitou a oportunidade para atualizar os óculos. “Ainda deu tempo de aferir pressão e ver a glicemia”, completou.

Os pacientes que passarem por exames e tiverem detectada a necessidade de realização de uma cirurgia de catarata serão submetidos ao procedimento já nos próximos dias 07, 08 e 09, no Hospital Municipal Dr. Otto Alencar.

O prefeito de Nordestina, Erivaldo Soares, fez questão de parabenizar a realização do evento na cidade. “Não só moradores de Nordestina serão beneficiados. Muita gente da região já chegou aqui e vai poder botar a saúde em dia. É uma iniciativa muito bacana do governo estadual”, elogiou.

Mulheres que atacaram 9 supermercados em Remanso são presas

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Remanso) prenderam, na sexta-feira (14), duas mulheres suspeitas de furtos em, pelo menos, nove estabelecimentos comerciais da cidade. Uma delas foi flagrada dentro...

Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago

Estudo inédito internacional sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse...

Cristo recebe iluminação para incentiva a vacinação contra a covid-19

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebe, neste sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação, que acontecerá entre...

Homem matou vítimas a facadas e incendiou corpos

Suspeito de praticar dois homicídios, sendo um deles nesta última segunda-feira (10), foi preso na manhã desta sexta-feira (14), por policiais da Delegacia Territorial de Paulo Afonso,...