Bolsa sobe 2,18% após pior queda do século

O Ibovespa apresentava alta de 2,18% às 12h28 desta terça-feira (10), chegando aos 90.146 pontos, Na véspera, o índice teve a pior queda do século e ter atingido os 86.067 pontos (-12,17%).

Na segunda, o Ibovespa abriu em queda e a desvalorização chegou a superar os 10%, situação que provocou um circuit breaker na Bolsa de Valores brasileira -quando as negociações são interrompidas. Foi o primeiro circuit breaker desde o dia conhecido como Joesley Day, em maio de 2017, quando foram divulgadas gravações de conversas entre Joesley Batista e o então presidente do Brasil, Michel Temer. A suspensão foi de meia hora.

O movimento vem em linha com as expectativas mais otimistas para as Bolsas internacionais ante as ações coordenadas de governos globais para conter os impactos econômicos do novo coronavírus.

Na segunda-feira (9) o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que tomará medidas importantes para proteger a economia americana contra os reflexos da epidemia, ao passo que o governo do Japão também planeja gastar mais de US$ 4 bilhões em um segundo pacote de ações para lidar com o vírus.

Os sinais da Rússia de que as conversas com a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) seguem possíveis também apoiavam a reação mais positiva dos mercados globais e a reação dos preços de petróleo no exterior. O Brent avançava 8,24%, com o barril cotado em R$ 37,19.

Todos os principais índices europeus subiam na manhã desta terça-feira. O STOXX 50 avançava 2,55%, por exemplo, enquanto o indicador alemão DAX Index tinha alta de 2,26%.

Os índices das Bolsas dos EUA também iniciaram o dia em alta, recuperando as perdas da véspera ante o maior otimismo. O S&P tinha ganho de 2,62% às 10h58, enquanto Dow Jones subia 3,17% e Nasdaq avançava 3,13%.

Apesar dos ganhos na Bolsa brasileira nesta terça, o Ibovespa ainda apresenta uma deterioração de 24,6% desde 20 de janeiro deste ano, quando os mercados acionários começaram a se deteriorar ante o avanço do coronavírus. O período representa a primeira grande turbulência dos pequenos investidores, que mais que dobraram sua participação na Bolsa. De 2018 até fevereiro, o número de CPFs com ações compradas saltou de 813 mil para 1,95 milhão.

Na segunda, o risco-país brasileiro, medido pelo contrato de CDS (Credit Default Swap) de cinco anos, tinha subido 30,3%, uma das maiores altas da história em um dia. O índice retornou ao patamar de janeiro de 2019, aos 186 pontos.

ADEUS, FABIANO! Torcedor do Bahia que cantou hino durante retirada de tumor morre aos 45 anos

O empresário Fabiano Reis morreu neste sábado (19/07), aos 45 anos, após quase quatro anos de tratamento contra um glioblastoma, tipo de câncer cerebral....

Fala lenta e pausada pode ser primeiro sinal do Alzheimer; entenda

A velocidade e o ritmo com que uma pessoa fala podem revelar os primeiros sinais da doença de Alzheimer, antes mesmo que os sintomas...
Fundação Jose Silveira

ADEUS, FABIANO! Torcedor do Bahia que cantou hino durante retirada de tumor morre aos 45 anos

O empresário Fabiano Reis morreu neste sábado (19/07), aos 45 anos, após quase quatro anos de tratamento contra um...

ADEUS, FABIANO! Torcedor do Bahia que cantou hino durante retirada de tumor morre aos 45 anos

O empresário Fabiano Reis morreu neste sábado (19/07), aos 45 anos, após quase quatro anos de tratamento contra um...

Fala lenta e pausada pode ser primeiro sinal do Alzheimer; entenda

A velocidade e o ritmo com que uma pessoa fala podem revelar os primeiros sinais da doença de Alzheimer,...

Brasil derrota Turquia e segue na liderança isolada da Liga das Nações

Já classificada, antecipadamente, à fase final da Liga das Nações de vôlei masculino, a seleção brasileira se isolou na...

Hidratação no dia a dia: veja 10 dicas para manter o corpo equilibrado

A água é vital para o bom funcionamento do corpo humano. Segundo o site norte-americano Frederick Health, ela participa...