Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ganhadeiras de Itapuã apelam por sede própria na Tribuna Popular

O canto de resistência das Ganhadeiras de Itapuã ecoou no Plenário Cosme de Farias, na tarde de segunda-feira (9). Tema do samba-enredo campeão da Viradouro em 2020, a trajetória das “mulheres do sistema de ganho” foi destacada na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Salvador.

Apesar do clima festivo, a diretora de Patrimônio do Grupo de Resgate Ganhadeiras de Itapuã, Verônica Raquel, alertou para a necessidade de a entidade adquirir sede própria. “Precisamos de um espaço permanente para desenvolver nossos trabalhos”, revelou.

Verônica ainda destacou a importância histórica da manifestação popular. “Todos são descendentes das ganhadeiras. Não somos folclore, somos a cultura de um povo”, afirmou.

Ainda compareceram à Câmara a presidente e a vice da entidade, Maria Hermelinda Paranhos Dias, a “Dona Mariinha”, e Teresa Conceição Santos, respectivamente.

A trajetória das Ganhadeiras de Itapuã é marcada por premiações, a exemplo do Prêmio da Música Brasileira, por Melhor Álbum e Melhor Grupo Regional.

Valorização

Responsável pela participação do grupo na Tribuna Popular, o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) iniciou seu comentário declamando trecho do samba campeão no Rio: “Levanta, preta, que o sol está na janela”. Em seguida, afirmou que o grupo reflete o caminhar da mulher brasileira. “As Ganhadeiras trazem a grandeza do samba e do sambar para esta Casa histórica”, disse Odioslvaldo, antes de homenagear a entidade com a Medalha de Mérito Cultural.

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que presenteou as Ganhadeiras com um calendário – onde as artistas estampam uma das páginas – classificou o grupo como fantástico, representando “as mulheres de Salvador, as brasileiras e a mulher negra”’.

“Não poderíamos ter representação melhor nesta Casa”, disse a vereadora Marta Rodrigues (PT), em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), comemorado um dia antes.

Em discurso inflamado e exaltando a condição de “descendente de ganhadeira”, o vereador Edvaldo Brito (PSD) afirmou: “Elas são a própria Bahia homenageada pelo Brasil”.

Já os vereadores Moisés Rocha (PT) e Marcos Mendes (PSOL) lamentaram que o reconhecimento das mulheres que habitam a região da Lagoa do Abaeté tenha vindo de fora do Estado e cobraram incentivo para o grupo. “Infelizmente, só valorizam quando os outros enxergam”, disse Moisés.

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta sexta-feira (19). A...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em suas respectivas posições. Ao todo,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...
Fundação Jose Silveira

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Em 2023, os 10% da população brasileira com maiores rendimentos domiciliares per capita tiveram renda 14,4 vezes superior à...

POLÊMICA E ESPECULAÇÕES: Davi se pronuncia e responde sobre suposto afastamento de Mani Rego

Após uma série de especulações sobre um suposto afastamento de Mani Rego, o campeão do BBB 24, Davi Brito,...