Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Cultura tradicional de sempre-vivas é reconhecida como Patrimônio Agrícola Mundial

O sistema tradicional de agricultura dos apanhadores de flores sempre-vivas receberá o reconhecimento internacional de Patrimônio Agrícola Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU). O sistema agrícola da Serra do Espinhaço será o primeiro Patrimônio Agrícola reconhecido no Brasil e o quarto na América Latina.

As comunidades reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) chegam a manejar mais de 400 espécies de plantas, incluindo as alimentares e medicinais. As sempre-vivas ocorrem a 1,4 mil metros de altitude, em campos na Serra do Espinhaço, onde se encontram 80% das espécies de flores sempre-vivas no Brasil. Os apanhadores permanecem por lá durante semanas. Para a comunidade, é um momento de encontro e socialização.

Sempre-vivas
O sistema agrícola da Serra do Espinhaço é praticado em comunidades de três municípios de Minas Gerais. As comunidades são formadas por camponeses e quilombolas, englobando a identidade cultural e a prática sociocultural de manejo e coleta das flores sempre-vivas há séculos naquela região. O conjunto de práticas garante convivência harmônica com o ambiente. O manejo é baseado no conhecimento tradicional, estritamente relacionado aos ciclos naturais das espécies e à intensidade de coleta, a fim de garantir a renovação e manutenção de cada espécie.

A venda das flores é a principal fonte de geração de renda para as famílias. Do total produzido, as exportações ultrapassam 80% das espécies ornamentais comercializadas (flores, botões, ramagens, frutos secos), sendo que 55% destas são as sempre-vivas ou margaridinhas. Os principais importadores são os Estados Unidos, Países Baixos, Espanha e Itália (absorvem quase 90% das exportações). No Brasil, o destino comercial das flores é, principalmente, São Paulo, seguido por Minas Gerais, Paraná, Distrito federal e Ceará.

Além das flores e outras espécies ornamentais, a renda é proveniente também do artesanato, comercialização de leite e queijo, produtos da agroindústria caseira (farinha de mandioca, de milho, rapadura, frutas e hortaliças). A maioria da produção é para consumo das famílias.

O anúncio de reconhecimento do primeiro Patrimônio Agrícola Mundial brasileiro pela FAO será feito nesta quarta-feira (11), às 11h, na sede do Ministério da Agricultura.

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem fica preso entre rodas de ônibus em Fazenda Coutos

Um homem ficou preso entre as rodas de um ônibus no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A situação aconteceu na...

EXECUÇÃO A TIROS: Homem morto em via pública na Fazenda Grande I

Um homem foi morto na noite dessa quinta-feira (25/04), em frente a Pedra de Xangô, no bairro Fazenda Grande I, em Salvador. A identidade...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem fica preso entre rodas de ônibus em Fazenda Coutos

Um homem ficou preso entre as rodas de um ônibus no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de...
Fundação Jose Silveira

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem fica preso entre rodas de ônibus em Fazenda Coutos

Um homem ficou preso entre as rodas de um ônibus no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de...

EXECUÇÃO A TIROS: Homem morto em via pública na Fazenda Grande I

Um homem foi morto na noite dessa quinta-feira (25/04), em frente a Pedra de Xangô, no bairro Fazenda Grande...

Ministério da Saúde destina R$ 97 milhões para ampliar UTIs pediátricas

O Ministério da Saúde já publicou a portaria que estabelece incentivo financeiro para auxiliar estados e municípios que declararem emergência...

Apostador de Campinas leva prêmio de R$ 5,5 milhões da Mega-Sena

Um apostador de Campinas (SP) acertou sozinho as seis dezenas do concurso 2.717 da Mega-Sena, sorteadas nesta quinta-feira (25),...