Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Anvisa libera fabricação e venda de álcool e desinfetantes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta sexta-feira (20) uma resolução em que libera a fabricação e a venda de produtos como álcool gel e desinfetantes para limpeza de superfícies e ambientes sem autorização prévia da agência reguladora. A validade das regras é de seis meses.

As regras se aplicam a preparações antissépticas e sanitizantes oficinais (obtidos por meio de manipulação). Segundo a Anvisa, a medida é extraordinária e temporária e foi motivada pela situação de emergência de saúde pública internacional provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). O objetivo é aumentar a oferta dos produtos no mercado para que a sociedade tenha mais acesso a itens de proteção.

De acordo com a resolução, terão permissão para fabricar e vender os produtos as empresas de medicamentos, saneantes e cosméticos regularizadas com Autorização de Funcionamento (AFE), alvará ou licença sanitária emitida pelo órgão de saúde competente dos estados, Distrito Federal e municípios. Além disso, as empresas devem ter todas as permissões legais para funcionamento, inclusive para fabricação e armazenamento de substâncias inflamáveis.

A Anvisa assegura que, quando utilizados da forma correta, os antissépticos e sanitizantes oficinais (obtidos por manipulação) são eficazes no combate a contaminações e reduzem a presença de microrganismos nocivos à saúde, como vírus e bactérias.

A Anvisa ressalta que para as empresas fabricantes de cosméticos e saneantes, a permissão de fabricar e comercializar aplica-se exclusivamente ao álcool 70%. O prazo de validade dos produtos não poderá ser superior a 180 dias. A resolução inclui a exposição e venda ao consumidor de álcool líquido 70% em embalagem de um litro.

Autorização de funcionamento

Em outra resolução, a Anvisa informa que vai priorizar a análise de solicitações referentes à Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) para indústrias e importadoras que realizam – ou pretendam realizar – atividades relacionadas a produtos destinados ao diagnóstico, à prevenção ou ao tratamento da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a agência reguladora, também terão preferência os pedidos de concessão ou ampliação de atividades de AFE para farmácias de manipulação, em consonância com a autorização temporária que elas receberam para preparar e vender álcool gel ao público.

A empresa que tiver a análise priorizada e analisada receberá um ofício pelo sistema da Anvisa. O documento informará o número da AFE, em caso de deferimento, de modo que, excepcionalmente, a respectiva empresa não precisará esperar a publicação no Diário Oficial da União para executar as atividades.

Os interessados deverão encaminhar mensagem eletrônica para coafe@anvisa.gov.br e escrever no assunto: PRIORIDADE COVID19. É necessário informar, no conteúdo da mensagem, o número do expediente a ser priorizado, o CNPJ da empresa e o produto que está relacionado à priorização.

Confira abaixo quais preparações oficinais estão extraordinariamente e temporariamente permitidas para as empresas fabricantes de medicamentos:

– álcool etílico 70% (p/p);

– álcool etílico glicerinado 80%;

– álcool gel;

– álcool isopropílico glicerinado 75%;

– digliconato de clorexidina 0,5%.

Saúde nos Bairros inicia atendimentos no Vale dos Barris

Nesta terça-feira (25), o Programa Saúde nos Bairros, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou os atendimentos no Vale dos Barris, dentro do...

Estandes da Sesab realizam quase 20 mil testes de ISTs no São João

Os estandes de testagem gratuita de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) montados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em sete municípios realizaram...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Saúde nos Bairros inicia atendimentos no Vale dos Barris

Nesta terça-feira (25), o Programa Saúde nos Bairros, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou os atendimentos no...
Fundação Jose Silveira

Saúde nos Bairros inicia atendimentos no Vale dos Barris

Nesta terça-feira (25), o Programa Saúde nos Bairros, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou os atendimentos no...

Estandes da Sesab realizam quase 20 mil testes de ISTs no São João

Os estandes de testagem gratuita de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) montados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia...

Beneficiários do Bolsa Família em Salvador têm até sexta (28) para atualizar condicionalidades de saúde

As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) necessitam comparecer aos postos de saúde para o acompanhamento das condicionalidades...

Iniciando a rota da Independência, órgãos do Estado prestam serviço em Cachoeira

Como parte das comemorações pela Independência do Brasil na Bahia, no dia 25 de junho a sede administrativa do...