Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

ACM Neto prorroga prazo de decreto que suspende aulas e espaços culturais

Foto: Valter Pontes

O prefeito ACM Neto anunciou, nesta terça-feira (31), a prorrogação por mais 15 dias do decreto nº 32.256/2020, que determina o fechamento de escolas municipais, universidades, parques, academias e espaços culturais como teatros e cinemas. Publicado no Diário Oficial no último dia 18, a norma venceria nesta quarta (01) e faz parte das ações municipais para conter a disseminação do coronavírus na capital baiana, garantindo o necessário distanciamento social.

“Entendemos que o momento ainda é de ter compromisso com as medidas de restrição e isolamento. A cidade não está completamente em quarentena como outros lugares do Brasil. No entanto, nós, de maneira cirúrgica e objetiva, definimos as atividades que não podem funcionar na cidade e usamos a prerrogativa do poder público municipal para assegurar o cumprimento dessas determinações”, destacou o prefeito.

ACM Neto disse que o decreto que estabelece o fechamento temporário dos shoppings, centros comerciais semelhantes, clubes sociais, recreativos e esportivos, assim como interdição das praias do Porto da Barra, Farol da Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Piatã e Ribeira, que vale inicialmente até este sábado (04), também pode ser prorrogados, o que será definido e comunicado até o final desta semana.

Com mesmo prazo ao dos shoppings, o mesmo vale para o decreto que determinou a suspensão das lojas de rua com mais de 200 metros quadrados, salvo as excepcionalidades, como casa de material de construção e limpeza, aquelas que comercializam equipamentos ou insumos para a saúde, oficinas, autopeças, supermercados, padarias, açougues e pet shops.

O prefeito reforçou a necessidade de comerciantes e empresários terem bom senso e cumprirem as medidas restritivas. “Estamos vivendo, agora, o momento de crescimento dos casos de coronavírus em Salvador. Mais do que nunca, os cidadãos precisam ter a compreensão que o momento é de ficar em casa. Não vamos aceitar nenhuma medida que traga flexibilização nas regras já determinadas pela Prefeitura”, disse ACM Neto.

Apoio da PM – O chefe do Executivo municipal relatou que, apesar de todo o rigor, ainda há, sobretudo nos bairros periféricos, principalmente bares, descumprimento às normas que suspendem temporariamente o funcionamento.

“Ontem (30), liguei para o governador Rui Costa e pedi ajuda da Polícia Militar. Estamos ajustando essa ação casada para o cumprimento das determinações previstas. Reforcei com nossa equipe que seja fiel com que esteja no decreto, ou seja, se o estabelecimento funcionar sem estar autorizado, a Prefeitura fará a suspensão do alvará por tempo indeterminado, até que seja superada a crise de coronavírus”.

ACM Neto afirmou também que tem feito reuniões com representantes de bares e restaurantes da cidade. “Eles estão de acordo e apoiam as medidas adotadas. Nossa prioridade absoluta é o cuidado com a vida das pessoas. Portanto, precisamos controlar os casos de coronavírus em Salvador, desacelerando o ritmo de crescimento do contágio para que não haja colapso da rede de saúde”, concluiu.

Confira abaixo outras medidas já adotadas pela Prefeitura para garantir o distanciamento social:

* Redução de até 30% da frota de ônibus na cidade. Validade inicial: sábado (04).

* Determinação de que 30% do total de trabalhadores em empresas de call center e telemarketing atuem em sistema home office. Além disso, idosos, gestantes e pessoas que utilizam medicamentos imunossupressores devem ser dispensados da ida ao trabalho nessas empresas. Validade inicial: 6 de abril.

* Suspensão das atividades de casas de show e espetáculos, boates, danceterias, salões de dança, casas de festas e eventos, clínicas de estéticas e salões de beleza. Bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência situadas em postos de combustíveis só podem funcionar de forma restrita, com delivery ou apenas para a retirada de produtos. Validade inicial: 8 de abril.

* Proibição de qualquer atividade sonora na cidade em logradouros públicos e estabelecimentos particulares. Validade inicial: 8 de abril.

* Fechamento de mercados administrados pela Prefeitura que não comercializam produtos de primeira necessidade. A medida envolve os mercados municipais de Itapuã, Cajazeiras, Bonfim, Liberdade e das Flores (Largo Dois de Julho). Validade inicial: 8 de abril.

* Limitação de 50 presença em templos religiosos, mantendo a distância de dois metros entre elas. Validade inicial: 8 de abril.

* Suspensão da cobrança de Zona Azul na cidade. Validade inicial: 9 de abril.

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da emergência pediátrica. Na comparação entre...

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (19/04) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no Brasil. Com isso, continua proibida...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da...
Fundação Jose Silveira

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da...

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (19/04) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no...

ACABOU A FESTA: Condenado por homicídio é preso em Micareta de Feira

Com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça, um homem foi preso por uma equipe de policiais infiltrados do...

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...