Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Cooperativas da agricultura familiar se adaptam à pandemia e garantem venda de ovos de Páscoa com entrega delivery

Às vésperas da Páscoa, em meio à crise da COVID-19, cooperativas da agricultura familiar da Bahia que trabalham com chocolates se adaptam para escoar a produção com reforço na higienização dos produtos, lançamento de promoções e delivery.

De Ilhéus para todo o país, a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), que produz o Chocolate Natucoa, aposta nas entregas sob encomenda e adotou a estratégia de entrega delivery na região de Ilhéus, Itabuna e Ipiaú, locais onde fizeram parcerias para manter estoque. A cooperativa também fechou parceria com uma transportadora da capital baiana e lançou promoções com frete grátis para entregas em Salvador e outras capitais do país. Além do catálogo tradicional de ovos de Páscoa, a Coopessba aposta em combos dos produtos tradicionais, visando garantir uma venda segura no decorrer do ano.

WhatsApp Image 2020 04 03 at 12.53.23

Segundo a presidente da cooperativa, Carine Assunção, a Páscoa é um momento ímpar para quem trabalha com chocolates, mas a pandemia do coronavírus trouxe instabilidade nas vendas e estão tendo que se adaptar à situação: “Sobre o funcionamento da cooperativa e a expedição, estamos fazendo home office com os funcionários do administrativo e rodízio com a produção. Estamos higienizando as embalagens e postando essas providências em nossas redes sociais, para que o cliente se sinta seguro com a sua compra. Apostamos também em embalagens reutilizáveis em nossos ovos de Páscoa, com paninhos de chita, levando nossa identidade de sustentabilidade. No entanto, com a Covid-19, achamos melhor limitar essa quantidade de embalagem, pois a de plástico é mais fácil de higienizar”.

O catálogo de produtos, entre eles os chocolates e ovos com teores de 56%, 70% e 80% de cacau, podem ser vistos e solicitados online pelo instagram @natucoa_chocolate, principal canal de anúncio e vendas dos produtos. A Cooperativa adotou a plataforma Pag-Seguro e Mercado Pago para pagamento, evitando o contato físico com dinheiro ou maquineta de cartão.

WhatsApp Image 2020 04 03 at 12.53.48

A Bahia Cacau, gerida pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), situada em Ibicaraí, já produziu mais de dois mil ovos para esta Páscoa, com gramaturas de 100g, 250g e 300g teores de cacau variando entre 35%, 50%, 60% e 70%.

A fábrica também está seguindo rigorosamente os procedimentos de higienização sanitária e as normas de precaução do coronavírus estabelecidos pelas autoridades públicas.

O diretor-presidente da Coopfesba, Osaná Crisóstomo, afirma que a Bahia Cacau é uma fábrica de chocolate finos e de origem que faz valer a tradição histórica, e que, mesmo com a crise atual, oferta um produto especial, simbólico e cheios de sentido para a humanidade: “A nossa produção de ovos de chocolate para a Páscoa continua e estamos atendendo os clientes com entregas na loja da fábrica, em Ibicaraí, e na região de Ilhéus e Itabuna. Em Salvador, atendemos com pedidos em atacado”.

Os pedidos da Bahia Cacau na capital precisam ser feitos até a próxima terça-feira (07), pelo telefone (73) 3242- 3951. A quantia mínima é de 30 unidades.

A Coopessba e a Coopfesba são apoiadas pelo Governo do Estado, para qualificar o processo produtivo, com agregação de valor e acesso a mercado. Os investimentos são realizados por meio do Bahia Produtiva, projeto executado Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da emergência pediátrica. Na comparação entre...

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (19/04) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no Brasil. Com isso, continua proibida...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da...

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (19/04) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no...

ACABOU A FESTA: Condenado por homicídio é preso em Micareta de Feira

Com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça, um homem foi preso por uma equipe de policiais infiltrados do...

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...