Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prefeitos e governadores que agirem contra isolamento social podem ser punidos

Uma nota técnica da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) encaminhada ao Ministério Público Federal há no início de abril faz orientações sobre a atuação em relação a medidas em estados e municípios sobre as restrições em atividades não essenciais frente ao novo coranavírus (Covid-19) no Brasil. O documento sinaliza a procuradores que atuem contra medidas das gestões regionais que furarem o isolamento social. Em cidades baianas, como Salvador, Feira de Santana, Conquista, Simões Filho e Camaçari, por exemplo, comerciantes vem tentando pressionar os gestores para que as medidas sejam afrouxadas. O documento deixa claro que os governantes podem ser punidos se não seguirem as regras recomendadas pelos especialistas.

“Os gestores locais não estão autorizados a adotar quaisquer medidas que, de algum modo, causem impacto no isolamento social recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no contexto de enfrentamento à Covid-19… Significa dizer que a eles tampouco é permitido determinar o funcionamento daquilo que não é serviço ou atividade essencial”, afirma a Procuradoria.

No comunicado – enviado às Procuradorias Regionais dos Direitos do Cidadão nas 27 Unidades Federativas, bem como aos Núcleos de Apoio Operacional (Naops) nas cinco regiões – a PFDC afirma que ‘o Brasil assumiu internacionalmente o compromisso de que as ações de combate às doenças que ultrapassam fronteiras devam ser centralizadas em órgão federal, no caso, o Ministério da Saúde, por meio de sua Secretaria de Vigilância Sanitária’.

“O compromisso está estabelecido no âmbito do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), da Organização Mundial da Saúde, documento ao qual o Brasil aderiu em 2005, tendo recentemente promulgado o Decreto 10.212, de 30 de janeiro de 2020, que incorpora as alterações ocorridas na redação do RSI”, diz a PFDC.

A PFDC também ressalta ‘que a Lei 13.979/2020 – compatível com o norte de que o enfrentamento ao novo coronavírus impõe responsabilidades internacionais ao país – atribuiu ao Ministério da Saúde quase que a exclusividade da decisão a respeito das medidas e da ocasião em que devam ser tomadas’.“Essa mesma lei já dispõe sobre as competências legislativas e executivas dos entes federados, atribuindo-lhes, portanto, antecipadamente, os espaços possíveis de atuação”.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão ainda afirma que ‘os gestores locais de saúde só estão autorizados a agir com exclusividade, sem autorização do ministro da Saúde, em poucos casos, que são: determinação compulsória de exames, testes, coleta de amostras, vacinação e tratamentos médicos específicos; estudo ou investigação epidemiológica; e requisição de bens e serviços’.

“De acordo com dispositivo da Lei 13.979/2020, as medidas contra a pandemia somente poderão ser determinadas com base em evidências científicas e em análises sobre as informações estratégicas em saúde e deverão ser limitadas no tempo e no espaço ao mínimo indispensável à promoção e à preservação da saúde pública”, lembra a PFDC.

A Procuradoria ressalta que ‘não há na legislação inconstitucionalidade alguma’. “O espaço acanhado conferido aos gestores locais decorre da própria situação de pandemia, com o cruzamento de fronteiras que desorganizam espaços internos e externos. Qualquer ato local pode ter impacto nas medidas nacionais e internacionais tendentes a conter a expansão e disseminação da doença”.

“As orientações de caráter sanitário, no âmbito da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, são, ao menos por ora, no sentido do isolamento social. Convém lembrar, destaca a PFDC, que também cabe ao Ministério da Saúde estabelecer o prazo de duração dessas medidas”, diz a PFDC.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão ressalta que o embasamento técnico dessas orientações decorre de que os dados científicos mais atualizados são coincidentes em dois sentidos: o contágio do coronavírus será amplo em qualquer cenário; e a política de quarentena social é a única capaz, neste momento, de retardar a contaminação e, portanto, o acúmulo, em pouco tempo, de casos graves.

“A diferença entre uma política de não-mitigação ou supressão social (normalidade de vida econômico-social) para uma política de quarentena horizontal precoce e ampla pode ser de mais de um milhão e cem mil vidas no Brasil”, reforça a Procuradoria.

Salvador sediará fórum que vai reunir secretários da administração de 26 estados e do Distrito Federal

A capital baiana vai sediar, nos dias 18 e 19 deste mês, o Consad Express e o 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários...

Pistolas de água e objetos cortantes são proibidos na Micareta de Feira

Armas de fogo, pistolas de água, tesouras, facas, alicates, cortadores de unha, espelhos, garrafa de vidro, entre outros itens perfurocortantes ou contundentes serão apreendidos...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Salvador sediará fórum que vai reunir secretários da administração de 26 estados e do Distrito Federal

A capital baiana vai sediar, nos dias 18 e 19 deste mês, o Consad Express e o 128º Fórum...
Fundação Jose Silveira

Salvador sediará fórum que vai reunir secretários da administração de 26 estados e do Distrito Federal

A capital baiana vai sediar, nos dias 18 e 19 deste mês, o Consad Express e o 128º Fórum...

Pistolas de água e objetos cortantes são proibidos na Micareta de Feira

Armas de fogo, pistolas de água, tesouras, facas, alicates, cortadores de unha, espelhos, garrafa de vidro, entre outros itens...

Ato atualiza requisitos de segurança carregadores para telefones celulares

A Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR) publicou, na quarta-feira (17/4), o Ato Nº 5155, de 17...

Bruno Reis anuncia investimento de R$100 milhões em Centro de Operações de Salvador durante evento sobre Cidades Inteligentes

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou na manhã desta quinta-feira (18) da abertura do Connected Smart Cities Regional...