Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Em reunião do G20, ministro da Saúde reconhece papel da OMS

Empossado na última sexta-feira (17), o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, participou hoje (19) de sua primeira agenda internacional, uma reunião de ministros da Saúde do G20. Em sua fala, ele destacou o papel da Organização Mundial da Saúde (OMS) na luta contra a pandemia do novo coronavírus e defendeu que os países do bloco busquem uma cobertura de saúde universal e de qualidade.

Discursando em inglês, Teich enfatizou “a necessidade de uma abordagem integrada com outras organizações”, mas afirmou que “o Brasil reconhece o papel da OMS”. O ministro assegurou que o país está comprometido no trabalho em conjunto com os organismos internacionais.

Teich também destacou que a pandemia deve provocar mudanças permanentes nos sistemas de saúde em todo mundo e defendeu que os países do G20 “devem se comprometer integralmente em alcançar a cobertura de saúde universal”, almejando a eficiência e um serviço “focado na necessidade da população”.

O ministro da Saúde criticou as chamadas fake news e afirmou que a disseminação de informações falsas é um problema no combate à pandemia. Ele ressaltou ainda a atuação do governo na ajuda a estados e municípios, destacando que R$ 2 bilhões em recursos federais foram empregados na distribuição de materiais e equipamentos hospitalares.

Além dos ministros da Saúde do G20, bloco formado pelas 20 maiores economias do mundo, o presidente da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesu, também participou da reunião.

O encontro segue na parte da tarde. A previsão é que, após o encerramento, seja divulgada uma resolução conjunta sobre o combate à pandemia do novo coronavírus.

A OMS tem sido alvo de críticas sobretudo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, na terça-feira (14), anunciou a suspensão da verba destinada à organização.

Redes sociais
Mais cedo, em conta recém-criada no Twitter, o ministro anunciou o envio de 25 respiradores a “estados mais necessitados” – Ceará, Amazonas e Pernambuco.

Ele destacou que os equipamentos foram produzidos no Brasil e que o governo federal está mobilizado para apoiar estados e municípios no enfrentamento da pandemia de covid-19.

Colégio Estadual promove dia de atividades e serviços gratuitos em Cajazeiras 8

O Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado no bairro de Cajazeiras 8, se prepara para receber, nesta sexta-feira (26), uma ação do Projeto Cajazeiras na...

Começa hoje VIII Feira do Bode de Juremal; Confira programação

A primeira feira do bode de Juazeiro de 2024 começa nesta sexta-feira (26) no distrito de Juremal. A partir das 16h, a estrutura montada...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Colégio Estadual promove dia de atividades e serviços gratuitos em Cajazeiras 8

O Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado no bairro de Cajazeiras 8, se prepara para receber, nesta sexta-feira (26), uma...
Fundação Jose Silveira

Colégio Estadual promove dia de atividades e serviços gratuitos em Cajazeiras 8

O Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado no bairro de Cajazeiras 8, se prepara para receber, nesta sexta-feira (26), uma...

Começa hoje VIII Feira do Bode de Juremal; Confira programação

A primeira feira do bode de Juazeiro de 2024 começa nesta sexta-feira (26) no distrito de Juremal. A partir...

BR-242: Acidente entre micro-ônibus e caminhonete deixa 20 feridos

Vinte pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um micro-ônibus e uma caminhonete na manhã desta sexta-feira (26/04). A...

LIBERADO! Médico sequestrado na Pituba é encontrado em cidade do Recôncavo Baiano

O médico Gilson Meireles, que foi sequestrado na última quarta-feira (24/04), no bairro da Pituba, área nobre de Salvador,...