Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Estudo revela que coronavírus também pode causar danos neurológicos

Responsável pela pandemia de covid-19, o novo coronavírus pode atacar também o sistema nervoso central causando problemas neurológicos graves a médio e longo prazo, como Alzheimer. O alerta foi feito em um artigo publicado nesta terça-feira, 21, na revista Trends in Neuroscience (do grupo Cell), e assinado por cientistas brasileiros.

Como a síndrome respiratória aguda é a principal característica das manifestações graves de covid-19, a grande maioria dos estudos iniciais sobre a doença teve como foco o seu impacto no sistema respiratório. No entanto, aponta o trabalho, já existem evidências importantes sugerindo que o Sars-CoV-2 também infecta outros órgãos e pode afetar diferentes sistemas, dentre eles o nervoso.

“As descobertas emergentes indicam que, além do sistema respiratório, outros sistemas, incluindo o sistema nervoso central, podem ser afetados em pacientes com covid-19”, afirmou Jorge Moll, da UFRJ e presidente do conselho do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor), um dos autores do artigo.

Em um levantamento feito a partir de diversos estudos, os cientistas mostram que as doenças cerebrovasculares estão entre as comorbidades de pacientes que testaram positivo para a covid-19 e desenvolveram complicações respiratórias graves. Um dos estudos, cita o artigo, relata casos de isquemia em 20% de 113 pacientes mortos por covid-19. Outro estudo avaliou 214 pacientes na China e concluiu que 36% deles tiveram alguma manifestação neurológica.

“Alterações neurológicas e da imagem cerebral, incluindo encefalite, foram descritas em pacientes com covid-19”, confirma a diretora-presidente do Idor, Fernanda Tovar-Moll, que também assina o artigo.

O artigo lembra ainda que a conexão entre infecções virais e patologias do sistema nervoso central não é exatamente uma novidade e que as observações feitas dos casos de covid-19 são semelhantes às notadas em casos de infecção por outros coronavírus, como Sars e Mers. Os autores notam, no entanto, que novos estudos ainda são necessários no caso específico da covid-19.

“Os estudos sobre a invasão do sistema nervoso central por outros vírus, incluindo o vírus do Nilo Ocidental, zika e da herpes podem fornecer orientações sobre as principais áreas de investigação com o objetivo de estabelecer se e como a Sars-CoV-2 afeta o sistema nervoso central”, disse o professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas, da UFRJ, Sérgio Ferreira, um dos autores do artigo.

Pesquisador da Queens University, no Canadá, o brasileiro Douglas Munoz, também assina o artigo. Ele lembra que, dada a dimensão global da pandemia atual, é necessário considerar desde já os possíveis impactos a longo prazo da covid-19 no cérebro.

“Ressaltamos a importância de acompanhar os pacientes com covid-19 nos próximos anos, pois a infecção por Sars-CoV-2 pode favorecer ou aumentar a suscetibilidade ao desenvolvimento de doenças como Alzheimer e outros distúrbios neurodegenerativos ou neurológicos”, concluiu Fernanda de Felice, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, que também assina o artigo.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Fundação Jose Silveira

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...