Saiba o momento adequado para trocar o filtro de óleo do seu veículo

Se você tem um carro e quer sempre deixa-lo em perfeito estado de funcionamento, saiba que é essencial trocar o óleo e o filtro quando a luz de serviço estiver acesa no painel do seu veículo, mesmo que você saiba que o óleo ainda está em um bom nível e o motor não corre o risco de falhar devido à falta de óleo.

Em muitos casos, a luz de serviço pode estar acesa devido a um de muitos problemas diferentes; portanto, excluir um problema mais fácil de resolver, como a substituição do filtro de óleo, pode ajudá-lo a colocar o carro em ordem novamente sem gastar muito dinheiro em diagnósticos e reparos caros.

Quer saber mais detalhes sobre troca de óleo? Acompanhe as dicas que separamos neste post para você!

O que devo fazer quando a luz de óleo acende no painel?

Quando a luz está acesa, isso indica que o seu motor não está funcionando corretamente, o que pode significar que está sendo entupido por sujeira e detritos. Nesse caso, seu filtro pode falhar mais cedo do que normalmente. Alguns veículos mais novos têm uma luz indicadora de troca de óleo, que é acionada por sensores que monitoram a condição do óleo e o desempenho do motor e usam um algoritmo para determinar quando é hora de trocar o óleo (em vez de um simples contador de quilometragem de seu Toyota, por exemplo). Outros motores têm um medidor de pressão de óleo ou uma luz de aviso de pressão de óleo – a luz de aviso é um sinal muito ruim, pois significa que você está com pouco óleo ou o motor sofreu uma perda catastrófica de pressão de óleo.

Portanto, é essencial trocar o óleo e o filtro quando a luz de serviço estiver acesa, mesmo que você saiba que o óleo ainda está em um bom nível e o motor não corre o risco de falhar devido à falta de óleo. Em muitos casos, a luz de serviço pode estar acesa devido a um de muitos problemas diferentes; portanto, excluir um problema mais fácil de resolver, como a substituição do filtro de óleo, pode ajudá-lo a colocar o carro em ordem novamente sem gastar muito. de dinheiro em diagnósticos e reparos caros.

Quando a luz está acesa, isso indica que o seu motor não está funcionando corretamente, o que pode significar que está sendo entupido por sujeira e detritos. Nesse caso, seu filtro pode falhar mais cedo do que normalmente. Alguns veículos mais novos têm uma luz indicadora de troca de óleo, que é acionada por sensores que monitoram a condição do óleo e o desempenho do motor e usam um algoritmo para determinar quando é hora de trocar o óleo (em vez de um simples contador de milhas).

Outros motores têm um medidor de pressão de óleo ou uma luz de aviso de pressão de óleo – a luz de aviso é um sinal muito ruim, pois significa que você está com pouco óleo ou o motor sofreu uma perda catastrófica de pressão de óleo.

Preciso trocar o filtro junto com o óleo do motor?

A resposta rápida para isso é “sim”. Vamos explicar o porquê. O filtro de óleo é projetado com papel e tecido dispostos em pregas – esse meio retém partículas que não são maiores que alguns mícrons e impede que circulem pelo motor, onde podem começar a acumular-se em conjuntos rotativos e causar danos. (Para comparação, um cabelo humano médio tem 60 mícrons de diâmetro.)

Quando o filtro está completamente saturado e não pode absorver mais contaminantes, é essencialmente ignorado à medida que o óleo circula. As partículas ainda estão presas no filtro, mas o que está no óleo não pode ser filtrado… e é claro que é quando realmente é hora de trocar o óleo. Portanto, quando for a hora de trocar o óleo, o filtro custará poucos reais – mas não trocá-lo é apenas uma economia falsa.

Se você deixar esse filtro velho ligado, assim que você ligar o motor e colocá-lo em temperatura operacional, esse belo óleo de motor limpo logo ficará tão sujo quanto o óleo que você acabou de drenar. Dito isto, não há sentido em trocar o filtro até que seja hora de trocar o óleo – se você remover o filtro, metade do óleo será drenada do ponto de montagem do filtro e você poderá trocá-lo assim mesmo assim.

Relações entre filtros de óleo e direção em condições severas

Condições de condução severamente desafiadoras estão entre os casos importantes em que é necessário trocar o óleo com mais frequência. Com que frequência você deve trocar seu óleo e filtro nessas circunstâncias? Isso depende muito das próprias condições de condução, como temperatura, velocidade, se você dirige com cascalho, sujeira, neve ou asfalto regular, e até de fatores como seu estilo de condução.

A configuração do motor, tamanho e desempenho do carro também podem desempenhar um papel importante neste caso, pois temperaturas mais quentes e condições de teste têm mais probabilidade de afetar motores maiores e mais potentes. Como resultado, os proprietários de carros usados grandes ou caminhonetes preferem trocar o óleo e o filtro de óleo mais cedo, quando confrontados com condições severas.

Óleos mais duradouros

Uma dica importante para manter o filtro de óleo funcionando por mais tempo é usar óleo sintético de alta qualidade. O óleo de motor sintético é muito mais refinado e destilado do que o óleo comum, o que significa que durará mais e também é muito menos provável que você entupir o filtro muito cedo.

Alguns motoristas afirmam que substituem o óleo e o filtro depois de apenas alguns milhares de quilômetros, mas que a qualidade aprimorada da filtragem realmente torna o óleo usado mais eficiente e duradouro. Especialistas concordam, muitos afirmam que o intervalo de troca de óleo pode ser maior principalmente quando se usa óleo sintético, o que exige apenas que você o substitua uma vez a cada 5.000 a 10.000 quilômetros.

Independentemente de você usar sintético, mistura sintética ou óleo convencional, não economize na hora de trocar o óleo. Troque o óleo e filtre os dois, sempre que necessário!

Gostou destas dicas? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Redator: Márcia Fernandes da Silva

Sem máscara, secretário de Saúde participa de feijoada e show de Magary Lord em Salvador

Aos veículos de comunicação, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, cobra diariamente da população o uso de máscara e o respeito as normas sanitárias, a exemplo...

Consumidores podem renegociar dívidas por meio do Consumidor.gov até o dia 29 de novembro

Mais uma alternativa para renegociar e parcelar dívidas com instituições financeiras. É o que a plataforma Consumidor.gov.br oferece aos cidadãos até o fim deste mês. Os devedores poderão solicitar...

Projeto Alunos Conectados levará internet para 400 mil estudantes

Se, no início deste ano, alguém contasse para a estudante Daiane Brabo que ela precisaria cursar o terceiro e último semestre do curso Técnico em Agropecuária, no...

Salvador tem 15 estabelecimentos interditados durante final de semana

Durante este final de semana, período entre a sexta-feira (20) e domingo (22), a força-tarefa da Prefeitura, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e com...

Arsenal com 2 fuzis e 23 pistolas são apreendidos com passageiro de ônibus na Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta segunda-feira (23/11), dois fuzis calibre 556 e 23 pistolas calibre 9mm durante fiscalização na BR-116, em Vitória da...

‘Ajeita’ executa jovem em São Caetano; população pede socorro

As cenas de domingo (22/11) com tiroteios, homens armados e uma execução no bairro de São Caetano voltaram a se repetir na tarde de hoje, conforme um...