Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Nova unidade para pacientes com Covid-19 é aberta pelo Governo do Estado nesta sexta (1º)

O Hospital Riverside, em Lauro de Freitas, vai receber, a partir de desta sexta (1º), os primeiros pacientes com diagnóstico de coronavírus (Covid-19), bem como casos suspeitos. O governador Rui Costa e o secretário da Saude, Fabio Vilas-Boas, visitaram a unidade nesta quinta-feira (30)

O Hospital Riverside é uma unidade de retaguarda que possui 110 leitos clínicos, que serão ocupados mediante encaminhamento da Central Estadual de Regulação, o que significa que não receberá pacientes por demanda espontânea.

1f241b9c 036b 4e6d 9087 fdf606433ef0

Segundo o governador, a unidade vai funcionar como um Centro de Atendimento Clínico. “Aqui serão atendidos pacientes que chegam ainda com a situação de saúde menos preocupante e pacientes que já saíram da UTI e estejam já em recuperação. O paciente quando sai da UTI, não vai direto para casa. Ele tem que passar por um leito clínico, para ficar plenamente recuperado e ser liberado para voltar para casa. Com isso nós abrimos leitos nos hospitais propriamente ditos, Couto Maia, espanhol, atendendo mais pessoas”.

Rui informou que mais leitos são abertos progressivamente. “Hoje estamos entregando aqui leitos clínicos e, meu desejo é que na semana que vem nós recebamos novas máquina e, respiradores, para os leitos de UTI que faltam para completar a nossa meta”.

A edificação do Riverside foi adquirida pelo Governo do Estado em 2019 e por se tratar de um hotel, passou por adequações estruturais para ser transformada em uma unidade hospitalar, cujo investimento apenas em obras foi superior a R$ 2,2 milhões.

Mais leitos

Na terça-feira (5) será a vez dos hospitais Santa Clara, em Salvador, e do Hospital das Clínicas de Vitória da Conquista iniciarem a operação. Juntas, as três unidades oferecem 209 leitos para pacientes infectados pela Covid-19.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destacou os novos leitos que serão entregues na semana que vem. “O Hospital das Clínicas, em Vitória da Conquista, vai oferecer 20 leitos de UTI e mais 20 de enfermaria. Em Salvador, o Hospital Santa Clara, que terá oito leitos de UTI e mais 40 leitos de retaguarda Clínica. Conquista é uma região que atrai pessoas de vários municípios, nós estamos abrindo leitos no Hospital das Clínicas, no Hospital Geral de Vitória da Conquista e estamos avaliando a contratação de leitos também no hospital do IBR”.

O superintendente da Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed), José Saturnino Rodrigues, informa que a instituição será a responsável pela administração dos hospitais Riverside e Santa Clara. “As duas unidades juntas vão operar com cerca de 400 funcionários, sendo 360 pessoas no corpo de enfermagem, técnicos, limpeza e segurança e outros 40 médicos de diversas especialidades”, afirma.

Ainda segundo Rodrigues, caso haja um agravamento do quadro clínico dos pacientes durante o internamento, eles serão estabilizados e regulados para unidades de maior complexidade, a exemplo do Instituto Couto Maia, Hospital Geral Ernesto Simões ou Hospital Espanhol, por exemplo.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, estes leitos ampliarão a nossa capacidade de absorver pacientes que necessitem de internação. “Hoje, dos 785 leitos disponíveis do Sistema único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 276 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 35%. Progressivamente vamos abrir novos leitos, como esses 209, mediante o aumento da demanda por internação”, afirma.

Vitória da Conquista

A infectologista do Hospital das Clínicas de Vitória da Conquista, Carolina Palmeira Teixeira Martins, comenta que a unidade vai oferecer 40 leitos, sendo 20 clínicos e 20 de UTI. “Vitória da Conquista é o terceiro maior município do estado e conta também com um aeroporto. Amanhã (1º) será o primeiro dia de treinamento da equipe, quando serão apresentados os coordenadores para os funcionários”. Uma vantagem da unidade, segundo Carolina Palmeira, é que o andar da UTI do hospital ainda não havia sido inaugurado. “É um hospital limpo, não temos outros pacientes, com outras doenças, isso é mais segurança para os pacientes”.

De acordo com o administrador do Hospital das Clínicas de Vitória da Conquista, Felipe Nery, o segundo e o terceiro andar da unidade foram isolados para pacientes de coronavírus, inclusive com acessos separados, tanto para pacientes como para profissionais. “No segundo andar vão funcionar os leitos clínicos e, no terceiro, os de UTI. Nosso ar condicionado da UTI é central e com uso do filtro tipo Hepa para a renovação. O ar contaminado é filtrado para depois ser devolvido à atmosfera. Por isso é o ar condicionado mais adequado para pacientes do coronavírus. Nosso hospital foi todo reformado, com investimento de mais de R$ 2,5 milhões para atender alta complexidade”.

Para atender esta demanda de pacientes com Covid-19, o hospital precisou contratar mais de 80 profissionais em diversas áreas, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, psicóloga, assistente social, auxiliar administrativo e reforçar a equipe de serviços gerais.

Descentralização da testagem

Vitória da Conquista também vai realizar testes para detectar o coronavírus. Segundo a diretora-geral do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), Arabela Leal, com a atualização do protocolo da máquina que já faz a testagem de HIV em Conquista, será possível fazer mais de 90 testes da Covid-19 de uma só vez.

A coordenadora técnica do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Karoline Rebouças, conta que a unidade recebe uma média diária de 30 a 50 testes, provenientes de 74 municípios. “Não vamos mais enviar para o Lacen de Salvador. Hoje, as nossas coletas enviadas para Salvador demoravam até sete dias para ter o resultado. Agora, teremos resultados em até 48 horas”.

Além de Vitória da Conquista, o Governo do Estado pretende descentralizar a testagem do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro na identificação do vírus, já que capta o genoma viral, para os municípios de Porto Seguro, Barreiras, Jequié e Paulo Afonso.

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos. O município, que retirou o...

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação da Delegacia Estadual de Combate...

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....
Prefeitura Porto Seguro

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação...

CÃOPANHEIRO: bebê de 1 ano foge e é encontrado na rua com “proteção” de cachorro caramelo

Uma criança de um ano e oito meses, vestindo apenas uma fralda, foi encontrada caminhando junto com um cachorro...

TÁ OLHANDO O QUÊ? Traficantes instalam câmeras em Jauá e polícia descobre

Quatro câmeras de videomonitoramento foram encontradas pela Polícia Militar nas ruas de Camaçari na quinta-feira (28/03). A PM acredita...