Enem: faça um check-list com os últimos detalhes antes da prova

Depois de meses ou até mesmo anos de preparação, chega a season finale do Enem 2016: antes das provas deste ano, que serão realizadas neste sábado e domingo, quem vai participar do exame tem uma lista de documentos e materiais que não pode esquecer. Para não ser pego de surpresa, siga os passos, reúna tudo o que você vai precisar e já deixe separado:

1)

Verifique o local de provas no seu cartão de confirmação da inscrição no Enem. Ele pode ser acessado no site do exame. Saia de casa cedo! Os portões dos locais de prova se fecham às 13h no horário de Brasília, mas você deve verificar o horário de acordo com o seu estado.

2)

Leve para a prova um documento oficial de identificação com foto. Serão aceitas a carteira de identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação, o passaporte e até mesmo a carteira de trabalho.

3)

Separe suas canetas! A prova deve ser feita com uma caneta esferográfica de cor preta, e ela deve ser fabricada em material transparente. Outras cores de tinta não são detectadas na leitura óptica do cartão de respostas. Não será permitido ainda o uso de lápis, borracha ou canetas de outras cores.

4)

O uso de celular ou qualquer outro aparelho eletrônico também é proibido, assim como óculos escuros, boné, chapéu, gorro e objetos similares. No local de aplicação do exame, os fiscais vão entregar um recipiente porta-objetos, onde esses itens devem ser colocados e permaner permanecer lacrados até o final da prova.

5)

Hidrate-se! É aconselhável levar uma garrafinha de água, para não precisar sair da sala muitas vezes (e assim manter sua concentração), e alguma coisa para comer. O seu lanche, no entanto, deve ser retirado da embalagem original e levado para o local de prova em um recipiente transparente (vasilha ou sacola).

Na hora da prova…

Verifique se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens e se não há páginas faltando ou defeitos de impressão. Qualquer erro deve ser informado a um fiscal de prova.

Não se esqueça dos detalhes no gabarito. Além das respostas que você deve marcar, haverá frase na capa do caderno de provas que deverá ser reproduzida na folha de respostas. Não esqueça que é obrigatório indicar, também, a cor do caderno de questões utilizado. As provas são iguais, mas as questões de cada caderno estão em ordem diferente para dificultar a cola e aumentar a segurança do exame.

Para evitar fraudes, neste ano haverá, pela primeira vez, identificação biométrica dos estudantes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas.

Os participantes poderão deixar o local duas horas após o início da prova. Caso queiram levar consido o caderno de questões, eles deverão esperar até os últimos 30 minutos antes do fim das provas.

Inscrição para curso sobre direitos para população negra termina hoje

Termina nesta terça-feira (1) as inscrições para o curso Direitos e Políticas Públicas para Povos de Terreiro e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. A...

2 de Julho: Chegada do Fogo Simbólico ao Panteão de Pirajá marca início das celebrações em Salvador

A Praça General Labatut, no bairro de Pirajá, foi mais uma vez nesta terça-feira (1º) palco da tradicional chegada do Fogo Simbólico a Salvador,...

Inscrição para curso sobre direitos para população negra termina hoje

Termina nesta terça-feira (1) as inscrições para o curso Direitos e Políticas Públicas para Povos de Terreiro e Comunidades...
Fundação Jose Silveira

Inscrição para curso sobre direitos para população negra termina hoje

Termina nesta terça-feira (1) as inscrições para o curso Direitos e Políticas Públicas para Povos de Terreiro e Comunidades...

2 de Julho: Chegada do Fogo Simbólico ao Panteão de Pirajá marca início das celebrações em Salvador

A Praça General Labatut, no bairro de Pirajá, foi mais uma vez nesta terça-feira (1º) palco da tradicional chegada...

OMS: uma em cada seis pessoas no mundo é afetada pela solidão

Relatório da Comissão sobre Conexão Social da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que uma em cada seis pessoas...

Elinaldo relembra articulações que favoreceram a chegada da BYD a Camaçari

O ex-prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, voltou a comentar, nesta terça-feira (1º), sobre a instalação da fábrica da BYD...