Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Apenas 18% das gestantes de Salvador se vacinaram até agora contra gripe

Foto: Bruno Concha

A intensificação da campanha nacional de vacinação contra a gripe em Salvador para os grupos de risco grávidas e puérperas tem baixa adesão desde o início da nova etapa, no último dia 27. O indicador baixo é preocupante na capital baiana, pois a vacina protege tanto a mamãe como o bebê contra o vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

Até o momento, 18% das gestantes e 24% de puérperas buscaram uma das 85 unidades de saúde referência para vacinar, além das cinco unidades de drive thru instalados na Arena Fonte Nova; no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris; nos dois campi da Faculdade Bahiana de Madicina, nos bairros do Cabula e Brotas; e no Atakadão Atakarejo de Fazenda Coutos. Esses drives realizam a vacinação somente das gestantes e puérperas.

Desde o início de abril, quando foi iniciada, a campanha de vacinação já imunizou 433 mil pessoas contra a gripe em Salvador. O percentual de idosos vacinados, por exemplo, superou a marca dos 100% previstos. De acordo com Doiane Lemos, subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreviníveis pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a criança, o idoso, a gestante e a mulher que teve filho nos últimos 45 dias têm potencial de desenvolver complicações provocadas pelo vírus Influenza e ir a óbito.

“Uma vez que a gestante e a puérpera se vacinam, elas estão protegendo a elas e ao bebê, pois, se a puérpera se contaminar, por exemplo, ela pode contaminar o filho que ainda não tem idade para receber a vacina. Portanto, são duas vidas protegidas”, ressalta, pedindo que essas mulheres comparecem nos postos de vacinação.

Doiane completa ainda que essa é uma época de circulação do vírus Influenza, que continua incidente mesmo com a presença do coronavírus. Esse ano, já foram confirmados 76 casos de H1N1, três casos de H3N2 e 23 casos de Influenza B, os três tipos de vírus contra os quais é possível se proteger com a vacina.

Segunda fase – Nessa segunda fase da campanha de vacinação, estão sendo priorizados, além das gestantes e puérperas, profissionais da força de segurança e salvamento, portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, idosos e trabalhadores da saúde.

Para ter acesso às doses, as puérperas precisam apresentar documentação que comprove a realização do parto nos últimos 45 dias. Os portadores de doenças crônicas também devem apresentar a prescrição médica com o motivo da indicação, ou seja, a patologia do paciente.

A próxima fase da campanha de vacinação contra a gripe está prevista para o dia 11 de maio e terá como público-alvo crianças com idade a partir de seis meses e menores de seis anos, além de pessoas com deficiência. A partir do dia 18 de maio, as doses serão disponibilizadas para professores e pessoas com idade entre 55 e 60 anos incompletos.

Prevenção – Embora não seja eficaz contra o coronavírus, a vacinação contra a Influenza é importante nesse momento de pandemia, pois a imunização facilita um eventual diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. Além disso, ao proteger a população contra a gripe, a demanda por hospitalização é reduzida, o que é fundamental em tempos de pandemia.

Em Caldeirão Grande, ACM Neto participa de ‘Grande Encontro’ com prefeito e vice

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, participou nesta quinta-feira (25/4) do "Grande Encontro" em Caldeirão Grande, no Piemonte Norte do Itapicuru, junto com...

Polícia Civil investiga professora por desviar auxílio dos estudantes em Itamaraju

Investigações sobre denúncias acerca de possíveis desvios de recursos de cartões do auxílio estudantil, do programa do Governo do Estado, o qual distribui valores...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Em Caldeirão Grande, ACM Neto participa de ‘Grande Encontro’ com prefeito e vice

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, participou nesta quinta-feira (25/4) do "Grande Encontro" em Caldeirão Grande, no Piemonte...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Em Caldeirão Grande, ACM Neto participa de ‘Grande Encontro’ com prefeito e vice

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, participou nesta quinta-feira (25/4) do "Grande Encontro" em Caldeirão Grande, no Piemonte...

Polícia Civil investiga professora por desviar auxílio dos estudantes em Itamaraju

Investigações sobre denúncias acerca de possíveis desvios de recursos de cartões do auxílio estudantil, do programa do Governo do...

Novo imposto incidirá sobre compras em sites estrangeiros

Atualmente isentas de impostos federais e pagando 17% de imposto estadual, as compras de produtos e de serviços em...

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, nesta quinta-feira (25), com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria...