Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Cinco alimentos que deve evitar comprar durante a pandemia

Durante a pandemia muitos de nós tentamos minimizar as idas aos supermercados e comprar mantimentos que durem várias semanas. Porém, o que a maioria dos indivíduos não sabe é que a falta de alguns alimentos, que pode estar comprando regularmente, têm o potencial de causar problemas sérios para indivíduos que sofrem de determinados problemas de saúde.

“Pode nem sempre ser uma situação de vida ou morte. A verdade é que a maioria dos indivíduos obrigados a ingerir dietas especiais, sabem através de recomendações dadas pelos seus médicos como podem substituir, alternar ou inclusive passar sem eles”, afirma a nutricionista Eve Persak, em declarações ao HuffPost Life.

Todavia, se esses produtos ficarem indisponíveis por longos períodos de tempo, tal poderá implicar problemas acrescidos, que incluem perda de peso acentuada e déficit de nutrientes no organismo – o que por sua vez pode deixar o sistema imunológico mais debilitado e suscetível a infecções virais (como o SARS-CoV-2).

Por isso mesmo os especialistas em nutrição recomendam que deve evitar (ou minimizar) a compra destes alimentos até ao fim da pandemia:

1. Produtos sem glúten

Alimentos sem glúten são essenciais para a sobrevivência de quem sofre de doença celíaca.

“Devido à diminuição de produtos standard, tais como pão e massa, algumas pessoas estão começando a optar por alimentos sem glúten, que são obrigatórios para quem sofre de doença celíaca e tem poucas opções relativamente ao que se pode ingerir”, diz Persak.

2. Bebidas vegetais (de arroz ou aveia, por exemplo)

Quem sofre de doença da vesícula biliar ou de pancreatite não consegue digerir as gorduras eficazmente.

Leite magro, tal como bebidas alternativas vegetais que são naturalmente pobre em gorduras, são de extrema importância para prevenir a dor e complicações associadas a ambas as patologias.

3. Produtos com baixo teor de sódio

“Alimentos com teor reduzido de sal são essenciais para indivíduos que sofrem de doença renal, pulmonar ou de hipertensão”, explica a nutricionista Trista Best, também ao HuffPost Life.

Todas estas condições requerem a adoção constante de restrições alimentares e uma dieta pobre em sódio para evitar a retenção de líquidos. Senão, o seu estado de saúde poderá agravar-se significativamente.

4. Frutos vermelhos congelados

“Para pessoas que sofrem de doença renal é seguro consumir apenas uma quantidade reduzida de fruta e vegetais”, conta Persak. “A maioria dos alimentos de origem vegetal são ricos em potássio e fósforo – dois minerais que sobrecarregam os rins”.

Contudo, frutas como mirtilos, framboesas ou morangos, são seguras para consumo porque apresentam um baixo teor desses minerais. O problema é que muitas vezes esses produtos frescos são difíceis de encontrar ou são mais caros, e frequentemente as versões congeladas dos mesmos estão esgotadas.

5. Óleo de coco

Rico em trigliceridios de cadeia média (TCM), o óleo de coco é uma opção mais saudável para quem sofre de problemas de fígado ou de doença da vesícula biliar, comparativamente a outros tipos de gordura. O TCM não é metabolizado pelo fígado e não requer a ação de muitas enzimas pancreáticas e de bílis para ser digerido.

Existem produtos especialmente formulados com TCM, mas a falta de estoque ou atrasos nos envios de encomendas online, tornam o óleo de coco uma versão mais acessível. Persak afirma ainda “este óleo é ainda mais barato, comparado a outros produtos ricos em TCM”.

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Porto Seguro

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...