Exame da Educação Básica será anual e contará para acesso à faculdade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) passará a avaliar os estudantes todos os anos, a partir do 2º ano do ensino fundamental. A partir do ensino médio, os resultados poderão ser usados para ingressar no ensino superior. As mudanças estão em portaria publicada hoje (6) no Diário Oficial da União (DOU).

A portaria torna o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) anual. Atualmente a avaliação é aplicada de dois em dois anos a estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), importante indicador de qualidade da educação básica.

Aplicada todos os anos, a avaliação, de acordo com o Inep, será feita em papel até o 4º ano do ensino fundamental e de forma eletrônica a partir do 5º ano.

No ensino médio, a prova ganha um outro nome, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seriado. O Inep explica que as provas dos alunos do ensino médio formarão uma nota a partir da pontuação adquirida em cada uma das três séries, que poderá ser utilizada para acesso ao ensino superior.

Segundo a autarquia, os estudantes que fizerem a prova da 1ª série em 2021 já estarão concorrendo a vagas nas universidades para quando concluírem o ensino médio, em 2023.

O Enem tradicional, de acordo com o Inep, não deixará de existir. O Enem seriado será “apenas mais uma porta de entrada ao ensino superior. O Enem tradicional continuará a ser aplicado normalmente, nas versões impressa e digital”, diz.

Segundo a portaria, o Saeb terá caráter censitário e irá aferir o domínio das competências e das habilidades esperadas ao longo da educação básica, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as correspondentes diretrizes curriculares nacionais.

Feira nacional de artesanato exalta indígenas em Olinda

A 25ª edição da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) chega ao fim neste domingo (20), no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda....

PROGRAMAÇÃO CANCELADA: Desabamento de arquibancada em rodeio deixa 60 feridos em SP

O desabamento de uma arquibancada montada para um rodeio deixou ao menos 60 pessoas feridas na cidade de Eldorado, no interior de São Paulo....
Fundação Jose Silveira

Feira nacional de artesanato exalta indígenas em Olinda

A 25ª edição da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) chega ao fim neste domingo (20), no Pernambuco...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Feira nacional de artesanato exalta indígenas em Olinda

A 25ª edição da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) chega ao fim neste domingo (20), no Pernambuco...

PROGRAMAÇÃO CANCELADA: Desabamento de arquibancada em rodeio deixa 60 feridos em SP

O desabamento de uma arquibancada montada para um rodeio deixou ao menos 60 pessoas feridas na cidade de Eldorado,...

Capitão Alden participa de buzinaço em Salvador e critica medidas do governo Lula e ‘perseguição’ a Bolsonaro

O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) participou, na manhã deste domingo (20), de um buzinaço na orla de Salvador...

PM apreende drogas em Pernambués

Policiais militares da CIPT/Rondesp Central apreenderam drogas, na tarde de sábado (19), no bairro de Pernambués. Os militares realizavam rondas...