Mais um bebê morre com coronavírus em UTI do Hospital Português

Mais um bebê prematuro morreu por coronavírus (covid-19) na UTI Neonatal da Maternidade Santamaria do Hospital Português, em Salvador. O óbito aconteceu nesta quarta-feira (06/05) e confirmado pela instituição. É o segundo óbito de um recém-nascido no hospital, que teve três bebês confirmados com o vírus. Outros 20 recém nascidos testaram negativo para a doença.

A suspeita é que as duas crianças tenham adquirido coronavírus de um dos profissionais de saúde. A instituição informou que 25 funcionários foram afastados, sendo que 14 testaram positivo e outros 11 estão com suspeita.

Em nota, o Hospital Português “reafirma o compromisso com a manutenção do padrão de excelência na qualidade e segurança assistencial, para pacientes e profissionais da saúde, durante o enfrentamento da atual pandemia, através de medidas que buscam evitar o risco de contágio da Covid-19 no ambiente hospitalar”.

Como medida de enfrentamento da doença, o hospital está testando 100% do público da UTI Neonatal – recém-nascidos, pais de pacientes recém-nascidos e colaboradores.

O comunicado relata que o Português adotou fluxos exclusivos de atendimento conforme protocolos clínicos rigorosos de assistência para cada caso. Pacientes diagnosticados com a Covid-19 utilizam elevador exclusivo e possuem uma ala de internamento específica (com isolamento e distanciamento dos demais pacientes). Os infectados também são assistidos por equipe multidisciplinar especializada e treinada exclusivamente para o atendimento da doença.

A instituição ainda ressalta que disponibiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os colaboradores mesmo diante da dificuldade de aquisição desses itens no mercado. “Vale ressaltar que o Português obedece com rigor os protocolos do Ministério da Saúde (MS) para a paramentação e desparamentação da equipe assistencial, durante o uso de EPI”, afirma o documento.

As equipes do hospital ainda passam por um processo de treinamento e reciclagem intensificado para assegurar o cumprimento habitual de rigorosos protocolos clínicos alinhados com as diretrizes internacionais da saúde. “O Hospital Português soma esforços com a sociedade e entidades da saúde contra a Covid-19, por meio da adoção de todas as ações de combate à transmissão no ambiente hospitalar buscando se manter preparado para preservar o padrão de excelência assistencial para pacientes e todos os envolvidos na linha de frente do cuidado”, diz em nota.

Últimas Noticias

WhatsApp vai permitir transferir conversas entre Android e iOS em breve

A mais recente versão beta do WhatsApp para iOS indica que a empresa está perto de lançar a capacidade...