Corpo de Bombeiros distribui máscaras e orienta público nas estações do metrô para combater a Covid-19

Máscaras para evitar a contaminação pela Covid-19 estão sendo distribuídas, gratuitamente, pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), em todas as estações de metrô em Salvador. Conforme estabelece a Lei Estadual 14.261, sancionada pelo governador Rui Costa, a obrigatoriedade do uso do acessório passa a vigorar nesta sexta-feira (8).

A distribuição prossegue até domingo (10), com a entrega, apenas para quem não tem o acessório, e orientações sobre a importância do uso da máscara. A ação faz parte da força tarefa composta por diversas secretarias do Estado. O coronel do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesini, responsável pela execução da operação, afirmou que o objetivo é alertar a população. “Estamos informando aos que não estão respeitando a obrigação do uso da máscara sobre a necessidade do acessório para se proteger e para proteger o próximo. Em todas as estações, estamos distribuindo máscara para aqueles usuários que não tiverem”.

Corpo de Bombeiros distribui máscaras

Ainda segundo o coronel Marchesini, “os bombeiros assumiram essa tarefa devido a uma necessidade que foi apresentada à corporação, que, prontamente se colocou à disposição para ajudar, uma vez que nós representamos o Estado. A utilização da máscara é obrigação de qualquer passageiro que usa o sistema de transporte público para proteger a si próprio e ao próximo”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, o Governo do Estado tem um comitê, constituído por diversas secretarias, que está implementando e monitorando, diariamente, todas as medidas de prevenção e combate ao coronavírus. “A partir de hoje, a Lei Estadual 14.261 passa a vigorar e estabelece que ninguém vai poder sair de casa sem estar com a máscara de proteção. A lei também proíbe quem não esteja de máscara adentrar a estabelecimentos comerciais e utilizar serviços. Então, a partir de hoje, ninguém entra mais aqui no metrô, por exemplo, sem a máscara. A pessoa pode ser retirada do transporte ou do estabelecimento, caso desobedeça a norma”.

Corpo de Bombeiros distribui máscaras

A assistente de odontologia, Juci França, entrou na estação de metrô Acesso Norte já usando sua máscara. “Nesses dias de isolamento social, eu tenho pego o metrô pelo menos quatro vezes por semana . Esse trabalho dos Bombeiros é muito importante, porque, na realidade, a gente se previne de pegar a doença e também previne de contaminar o próximo. É muito bom que o Governo do Estado se prontifique a distribuir a máscaras para que haja essa proteção, isso é uma valorização do cidadão, que também precisa fazer a sua parte”, destacou.

O secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, ressaltou que ,“muito mais do que uma obrigação em obediência a uma lei, o uso de máscaras é uma necessidade vital para preservar vidas humanas. Estamos enfrentando uma pandemia de um vírus extremamente contagioso que também é transmitido por pessoas sem sintomas. A melhor forma de prevenção para quem está em circulação é através do uso de máscaras. Então, estamos buscando, cada vez mais, sensibilizar as pessoas da necessidade desta proteção”.

Últimas Noticias

Matrícula da rede estadual de ensino pode ser realizada de forma on-line

A matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo 2022 poderá ser realizada de forma on-line, com...