Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Especialista dá dicas para controlar as finanças em tempos de pandemia

Mais de 6 milhões de pessoas tiveram jornada de trabalho reduzida ou suspensa no Brasil em meio à pandemia do novo coronavírus, após criação pelo governo federal do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Os dados são do Ministério da Economia e acendem um alerta: com impacto sobre os empregos e a renda da população, mais do que nunca é preciso ter cautela com os gastos. O professor do curso de Economia da UNIFACS, Moisés Conde, chama atenção para a importância da educação financeira em tempos como o que estamos vivendo de pandemia.

Confira as dicas do especialista para evitar prejuízos para o bolso nesse período.

1. Tornar as decisões financeiras da família o resultado de um acordo coletivo – “Em momentos como esse, é preciso que a decisão dos gastos na família seja conversada e acordada entre todos os membros para evitar desgastes desnecessários”, ensina o professor.

2. Reduzir o consumo de bens supérfluos – “É importante que o consumo dos bens essenciais seja preservado, como: aluguel, alimentação ou energia elétrica”, observa.
Além disso, se possível, o especialista recomenda a criação de uma poupança de emergência.

3. Evitar as compras por compulsão – “Com a infinidade de ofertas pela internet, é muito fácil comprarmos produtos desnecessários nas lojas online”, lembra Moisés. É preciso manter o controle e não cair na armadilha dessas compras por impulso.

4. Não fazer grandes estoques de determinados produtos – Por exemplo, nada de comprar além da conta itens como álcool em gel, papel higiênico ou alimentos não perecíveis. “Não corremos risco de desabastecimento, e os supermercados estão entre os estabelecimentos considerados essenciais, portanto, permanecerão abertos durante a pandemia”, observa o especialista.

5. Aproveite o tempo em casa para praticar atividades que não necessite de gastos extras – O professor sugere ler os livros que já possui e que ainda não teve tempo para ler ou cozinhar sua própria refeição. “Isso pode ser uma atividade prazerosa como também evita o gasto com restaurantes delivery”, pontua.

Assessoria gratuita – Para ajudar aqueles que têm dificuldades na hora de organizar suas finanças pessoais ou ressignificar sua relação com o dinheiro, o projeto Solux Reprograma oferece acompanhamento gratuito, tirando dúvidas ou sugerindo caminhos para manter o orçamento pessoal sob controle.

Realizado em parceria com dois programas de extensão da UNIFACS, o NUPEAC- Núcleo de Práticas em Economia, Administração e Contabilidade e o NERI – Núcleo de Práticas em Economia e Relações Internacionais, o projeto envolve professores e estudantes da universidade.

Os interessados em contar com essa assessoria podem solicitar o serviço por meio do instagram @solux.edfinanceira ou do email solux.educacao@gmail.com Os atendimentos são realizados também em inglês e espanhol.

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana, o Governo do Estado também...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....
Fundação Jose Silveira

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...

MATARAM “NEGA”! Homem é executado com mais de 20 tiros no Cabula VI

Um homem indentificado apenas pelo apelido "nega" foi morto a tiros no final da tarde desta sexta-feira (19/04) no...