Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Medidas restritivas começam no Lobato, Liberdade e Bonfim

Foto: Jefferson Peixoto/Secom 

Começaram nesta quarta-feira (20) e seguem até o dia 26 as medidas restritivas regionalizadas e ações de proteção à vida nos bairros do Lobato, Liberdade e Bonfim. Nesses locais, além do fechamento de parte do comércio, inclusive de estabelecimentos com menos de 200 metros quadrados, a Prefeitura iniciou a realização de testes rápidos para Covid-19, medição de temperatura, higienização das ruas, distribuição de cestas básicas a ambulantes e feirantes, entrega de máscaras, combate ao mosquito Aedes Aegypti e o projeto Cras Itinerante.

Apenas na manhã de hoje, foram detectados 27 casos positivos para o novo coronavírus nos três bairros, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sendo 7 no Lobato, 7 na Liberdade e 13 no Bonfim. Isso em 151 testes realizados. A ação acontece no Plano Inclinado (Liberdade), na Rua Aterro do Joanes (Lobato) e no Lardo da Baixa do Bonfim.

O comércio formal e informal deve permanecer fechado, com exceção de supermercados, farmácias, agências bancárias, lotéricas, estabelecimentos que fazem delivery, cartórios, repartições públicas, clinicas veterinárias, serviços de imagem e radiologia, atendimento de tratamento contínuo (oncologia, hemoterapia, hemodiálise) e laboratórios de análise clínica.

Para o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro de Salvador, as medidas de regionalização nos bairros anteriores apresentaram bons resultados e a nestas novas localidades não será diferente. “O resultado nos locais onde adotamos as medidas, a exemplo da Boca do Rio e da Pituba, foi bastante satisfatório, pois cumprimos o objetivo de ampliar o isolamento social e conscientizar a população”, frisou.  

Trator de pulverização – A Limpurb já começou a atuar nos três novos bairros com restrições com equipes de desinfecção nas vias. Cada bairro contará com uma equipe com 20 profissionais realizando a pulverização com equipamentos costais e utilizando o hipoclorito de sódio. A novidade é que a Limpurb vai usar pela primeira vez um trator de pulverização para desinfecção.

O jato do equipamento atinge até 15 metros de distância, proporcionando a desinfecção de um espaço maior. Em alguns casos, carros-pipa também serão usados para a realização do serviço de desinfecção. 

Ações sociais – A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), por sua vez, oferta serviços nas áreas com restrição dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nos locais. A pasta também irá ajudar organizações que realizam atendimentos socioassistenciais. 

A secretaria está apoiando essas entidades com a entrega de máscaras, álcool em gel e materiais de limpeza para a manutenção de suas atividades, cumprindo as regras sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde. 

Mobilidade – A operação de mobilidade e trânsito nesses bairros não tem alterações. De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), as linhas de ônibus e os itinerários permanecem do modo que já funcionam. Também não há barreiras de trânsito.

Demais localidades – Vale lembrar que as mesmas medidas, já encerradas na Boca do Rio e na região da Avenida Joana Angélica, continuam em vigor em Plataforma. Na Pituba, elas terminam hoje. Na sexta-feira (22), novas localidades serão incluídas: Brotas e Cosme de Farias, conforme anunciou o prefeito ACM Neto nesta manhã. Essas ações tem como objetivo conter a disseminação do coronavírus com a ampliação do isolamento social.

Incêndio atinge pousada de Porto Alegre e deixa 10 mortos e 11 feridos

Um incêndio em uma pousada na região central de Porto Alegre deixou dez pessoas mortas na madrugada desta sexta-feira (26/04). Outras onze pessoas ficaram...

Embrapa propõe políticas para reaproveitamento de pastagens degradadas

O Brasil tem pelo menos 28 milhões de hectares (ha) de áreas de pastagens em degradação com potencial para conversão em agricultura, reflorestamento, aumento...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Incêndio atinge pousada de Porto Alegre e deixa 10 mortos e 11 feridos

Um incêndio em uma pousada na região central de Porto Alegre deixou dez pessoas mortas na madrugada desta sexta-feira...
Fundação Jose Silveira

Incêndio atinge pousada de Porto Alegre e deixa 10 mortos e 11 feridos

Um incêndio em uma pousada na região central de Porto Alegre deixou dez pessoas mortas na madrugada desta sexta-feira...

Embrapa propõe políticas para reaproveitamento de pastagens degradadas

O Brasil tem pelo menos 28 milhões de hectares (ha) de áreas de pastagens em degradação com potencial para...

Vereador Sandro Bahiense exalta os 45 anos do Olodum: “resistência e musicalidade”

Nesta quinta-feira (25/04), a banda Olodum celebrou 45 anos de “história, resistência e muita musicalidade”. O aniversário do grupo...

Gerente de cooperativa de crédito é investigada por furto

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, na quinta-feira (25/04), um...