Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Brasil é o 2º país em número de casos de covid-19

Nesta terça-feira (26), o secretário substituto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Macário, e a coordenadora do programa nacional de imunizações, Francieli Fontana, participaram de entrevista, no Palácio do Planalto, sobre vigilância em saúde e covid-19.

De acordo com o secretário Eduardo Macário, o Brasil é o 2º país em número de casos de covid-19, mas o 51º em incidência, quando a quantidade de pessoas infectadas é analisada proporcionalmente à população. Enquanto o país ocupa a 6ª posição em número absoluto de mortes, fica em 14º em mortalidade, quando esses óbitos são comparados com o total da população.

Macário afirmou que os números mostram o Brasil em uma curva ascendente, tanto no número de casos quanto no de mortes. Já outros países com grande número de casos e mortes já estão em uma trajetória ou de estabilização ou descendente.

Na avaliação por região, o Norte apresenta essa dinâmica ascendente. O estado com maior número de pessoas infectadas, o Amazonas, já apresenta uma inflexão, com redução do número de mortes por semana. Mas o secretário substituto ponderou que ainda é cedo para falar que já está se passando o pico da pandemia no Amazonas.

O representante do Ministério da Saúde apontou uma tendência de interiorização da pandemia. No dia 27 de março, 5,3% dos municípios tinham casos confirmados. No dia 25 de abril, o índice subiu para 30,9%, e em 25 de maio, para 67,7%. No total, 3.771 cidades registraram pessoas infectadas. No recorte por região, o maior percentual de cidades com casos confirmados é o Norte, com 83,8%. Em seguida vêm Nordeste (79,9%), Sudeste (63,4%), Sul (56%) e Centro-Oeste (50,3%).

Testes
O Ministério da Saúde adquiriu 13,9 milhões de testes de laboratório (PCR). Mas, segundo informou a pasta, deste total, 4,77 milhões foram entregues até o momento, sendo que 3,12 milhões já foram distribuídos aos laboratórios nos estados. Até agora, foram realizados 460,1 mil testes, ou seja, menos de 10% do total comprado pelo ministério.

Em laboratórios privados, já foram processados 411,7 mil exames. Quando reunidos, os laboratórios públicos e privados, o total fica em 871,8 mil. Já os testes rápidos tiveram 6,66 milhões de kits distribuídos.

Eduardo Macário afirmou que a diferença entre a contratação e o recebimento de testes se deve à dificuldade operacional de aquisição.

“A gente não compra 14 milhões de teste deste nível na esquina. Temos que programar aquisição. A maioria destes exames é importada. Além do processo de produção tem a vinda e estamos passando por um problema de transporte aéreo. Mas todos os cronogramas entregues estão sendo cumpridos”, disse.

De acordo com boletim do Ministério da Saúde, divulgado ontem (25), covid-19 infectou 374.898 brasileiros. Desse total, 153.833 estão recuperados. A doença provocou 23.473 óbitos.

São Paulo passa de 6,4 mil mortes e 86 mil casos do novo coronavírus
Com 203 mortes registradas nas últimas 24 horas, o estado de São Paulo chegou hoje (26) a 6.423 óbitos pelo novo coronavírus (covid-19).

O estado contabiliza, até este momento, 86.017 casos confirmados do novo coronavírus. Dos 645 municípios do estado, 511 registram pelo menos um caso da doença.

O número de pacientes internados com suspeita ou confirmação da covid-19 passa de 12 mil em todo o estado, sendo 4.779 internados em unidades de terapia intensiva (UTI) e 7.506 em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI reservados para atendimento a pacientes com o novo coronavírus é de 74,5% no estado e de 87,7% na Grande São Paulo.

Opas: América Latina é novo epicentro do novo coronavírus
A América Latina é considerada o novo epicentro da pandemia de covid-19 e a projeção é de que o Brasil pode chegar a 88,3 mil óbitos em agosto deste ano.

A conclusão é da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e foi divulgada hoje (26) em entrevista coletiva semanal sobre o novo coronavírus, realizada de forma virtual. A organização chamou a atenção para a associação da covid-19 com outras doenças não transmissíveis, como câncer, diabetes, hipertensão e obesidade.

IPTU Verde de Salvador é citado como caso de sucesso por Guia de Colaboração Internacional

O IPTU Verde de Salvador, instrumento municipal que incentiva empreendimentos imobiliários a adotarem práticas sustentáveis em suas edificações, concedendo descontos fiscais de até 10%...

É MOLE? Homem prende anel no dedo e precisa de anestesia para tirar no HGE

Um homem deu entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, por estar com um anel preso no dedo. A unidade prestou os...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

IPTU Verde de Salvador é citado como caso de sucesso por Guia de Colaboração Internacional

O IPTU Verde de Salvador, instrumento municipal que incentiva empreendimentos imobiliários a adotarem práticas sustentáveis em suas edificações, concedendo...
Fundação Jose Silveira

IPTU Verde de Salvador é citado como caso de sucesso por Guia de Colaboração Internacional

O IPTU Verde de Salvador, instrumento municipal que incentiva empreendimentos imobiliários a adotarem práticas sustentáveis em suas edificações, concedendo...

É MOLE? Homem prende anel no dedo e precisa de anestesia para tirar no HGE

Um homem deu entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, por estar com um anel preso no...

Filha de Neymar, Mavie toma primeiro banho de mar na Bahia

A modelo Bruna Biancardi, ex-namorada de Neymar, escolheu o mar da Bahia para ser o primeiro banho de água...

MP firma TAC para regularização ambiental de atividade mineração em Lençóis

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Alan Cedraz, firmou um acordo com a Associação dos...