Usuário do Preço da Hora Bahia deve estar atento a promoções e descontos

Baixado em poucas semanas por mais de 200 mil baianos por conta da facilidade para pesquisar os preços dos produtos comercializados em todo o estado, o aplicativo Preço da Hora Bahia toma por base os dados informados pelas empresas nas notas fiscais eletrônicas e armazenados na Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), podendo registrar valores promocionais e descontos aplicados para determinados segmentos, como costuma acontecer em farmácias. Quando o produto estiver bem mais barato que a média, a recomendação da Sefaz-BA é que o consumidor ligue para o estabelecimento para confirmar se o preço promocional está mantido ou é aplicável no seu caso.

“O Preço da Hora mostra o preço de uma das últimas vendas do produto em determinado estabelecimento exatamente como consta na nota fiscal. Quando há um desconto, o aplicativo mostra o preço original e o preço com desconto”, observa o diretor de Produção de Informações da Sefaz-BA, Jadson Bitencourt. “De: x Por: y”, diz a informação exibida na tela, explica Jadson.

“A exibição do preço com desconto no aplicativo não obriga a loja a conceder o mesmo desconto para todos os clientes. Pode ser uma promoção relâmpago, ou uma venda diferenciada para determinado público. Farmácias e postos de gasolina costumam praticar descontos apenas para determinados clientes, como usuários de planos de saúde ou motoristas de aplicativo”, lembra. “Nestes casos é sempre bom confirmar com a loja antes sobre as condições daquela oferta, o que pode ser feito ligando para a loja a partir do próprio aplicativo”, complementa.

Tempo real

Disponível para celulares Android e iOS e em página web, sem custo, o Preço da Hora Bahia permite pesquisar em tempo real, e sem sair de casa, os preços de mais de 500 mil produtos comercializados pelas empresas baianas. Basta fazer a leitura do código de barras impresso na embalagem, ou digitar o nome do produto. Com base nas informações das notas fiscais, o app traz o endereço do estabelecimento, a rota para chegar ao local e o telefone para contato.

É possível ainda fazer listas de cotações para até 40 itens, obtendo os cinco melhores preços na cidade, e acompanhar o histórico do preço da maioria do produtos, além de poder visualizar em um mapa os três estabelecimentos com os preços mais baixos na região delimitada pelo usuário, em um raio de um a 30 quilômetros.

Economia real

“Temos recebido muitas manifestações positivas de pessoas que baixaram o aplicativo e nos contam que estão efetivamente conseguindo economizar”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. Ele enfatiza a importância de pedir a nota fiscal em todas as compras, já que as informações provêm diretamente da mais de 3,2 milhões de notas fiscais eletrônicas processadas na Bahia diariamente.

O analista de sistemas Márcio Braga atesta que o Preço da Hora Bahia é extremamente útil. “Já faço a pesquisa dos produtos antes de sair de casa. Para medicamentos, é excelente. Tenho conseguido comprar produtos mais baratos”. Já a advogada Aretha Torres acredita que o app “pode fazer com que haja um maior equilíbrio nos preços em todos os estabelecimentos, já que o cidadão está controlando os valores do próprio celular”.

Pabllo Vittar recebe título de Homem do Ano: “Posso sim!”

Muitos já devem ter escutado: "Agora Pabllo Vittar foi longe demais!". E foi mesmo! A estrela recebeu o título de 'Men Of The Year' (Homem do Ano,...

TCA em Casa divulga programação da primeira semana de dezembro

O Teatro Castro Alves (TCA) anuncia a programação da semana do TCA em Casa, do último dia de novembro aos primeiros dias de dezembro. A agenda online...

Causa da morte de Sean Connery é revelada por autópsia

Quase um mês depois do 'adeus' a Sean Connery, foram divulgados publicamente os relatórios da autópsia que dão conta de qual a causa da sua morte. O...

Última semana para inscrições do Fazcultura 2020

As inscrições para propostas culturais a serem apoiadas pelo Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura) será encerrada na próxima terça-feira (1º). As inscrições podem ser...